O que será seguro comer durante a gravidez?
Já sabia? Os estudos científicos mais recentes revelam que não há necessidade de evitar certos alimentos durante a gravidez, só por causa da preocupação de poderem causar alergias ao seu bebé.
Se é alérgica a algum alimento, deverá continuar a evitar ingeri-lo durante a gravidez. No entanto, algumas mulheres sem alergias alimentares acreditam que comer certos alimentos (como nozes) durante a gravidez poderá causar alergias aos seus bebés. Embora a investigação nesta área ainda esteja em curso, as recomendações em vigor não indicam a necessidade de restrições alimentares para as mulheres que não sofrem de alergia alimentar.
Portanto, se é saudável e não sofre de alergias alimentares, poderá ingerir em segurança os seguintes alimentos, sem se preocupar com o aumento do risco de alergias para o bebé:
- leite
- ovos
- peixe
- nozes
- trigo
Claro, existem alguns alimentos que todas as mulheres grávidas deverão evitar comer, como o peixe cru, a carne crua ou o queijo não-pasteurizado Isto deve-se ao risco de infeção por bactérias ou intoxicação alimentar, e não tem nada a ver com possíveis alergias durante a gravidez.
A mudança de alguns hábitos durante a gravidez pode revelar-se fundamental na redução das probabilidades de o seu bebé ter alergias. Desde fazer uma alimentação variada a deixar de fumar, são vários os passos que poderão contribuir para este menor risco e para um crescimento saudável do seu bebé.
Ao longo dos nove meses de gravidez, considere também tomar probióticos, que podem ajudar a prevenir eczema, e aproveite a amamentação e o leite materno para reforçar o sistema imunitário do seu bebé. Descubra outros cuidados importantes a ter nesta fase importante da sua vida, para que este não desenvolva alergias no futuro.
Artigos relacionados