Preocupações com a gravidez e dietas com soluções
Abaixo encontra uma lista de algumas preocupações comuns que surgem durante este período, bem como alguns passos positivos que pode dar para tirar o melhor partido do seu tempo de gravidez.
Apesar de ninguém saber ao certo porque é que eles ocorrem, inúmeras mães tiveram desejos, desde melancia com chocolate a gelado com molho picante.
Alguns passos quando tem um desejo:
- Não se recrimine - eles são uma parte normal do estar grávida!
- Satisfaça os desejos com porções razoáveis e mantenha o resto da sua dieta saudável.
Náuseas e vómitos são um problema para muitas futuras mães, especialmente no primeiro trimestre. A causa é desconhecida, mas pode dever-se a alterações hormonais ou a uma redução do teor de açúcar no sangue nos primeiros tempos da gravidez. Como o nome indica, ocorre frequentemente de manhã, mas pode atacar a qualquer hora do dia!
Dicas para ajudar a controlar os enjoos matinais:
- Coma porções mais pequenas.
- Pense em alimentos nutritivos, mas coma em tamanho snack.
- O seu olfacto pode ficar mais apurado durante a gravidez, por isso, previna possíveis enjoos evitando alimentos com aromas fortes, perfume e fumo de tabaco.
- Prefira sabores suaves a condimentados. Faça uma refeição pequena antes de se deitar e, ao acordar, como torradas ou bolachas de água e sal.
- Tome vitaminas pré-natais com a refeição ou logo a seguir.
- Em caso de náuseas mais severas, fale com o seu médico.
As hormonas da gravidez relaxam os músculos intestinais e reduzem o movimento dos alimentos ao longo do aparelho digestivo. O seu bebé também faz pressão sobre os intestinos, abrandando ainda mais todo o processo.
Alguns passos simples podem ajudá-la a pôr tudo a mexer novamente:
- Beba muitos líquidos todos os dias, incluindo água, chá sem cafeína, sumo de ameixa, leite e sopas. Legumes e frutas com elevados teores de água, como aipo, bagas ou melancia, também podem ajudar.
- Coma mais alimentos ricos em fibra, como fruta, verduras e cereais integrais.
- Seja mais ativa –exercícios como fazer caminhadas regulares, podem ajudar a manter a sua digestão em forma!
O inchaço da zona dos tornozelos é um efeito secundário comum durante a gravidez. O seu corpo precisa de acumular mais líquidos naturalmente, para si e para o seu bebé. Alterações hormonais também podem contribuir para os inchaços. Os tornozelos inchados são mais visíveis à noite, especialmente se esteve de pé todo o dia.
Estas dicas podem ajudar a aliviar a situação:
- Beba muitos líquidos.
- Coloque os seus pés para cima sempre que possível.
- Não use sapatos apertados.
Se o inchaço a começar a preocupar, fale com o seu médico.
A azia, uma sensação de ardor no peito, pode ocorrer porque o peso do seu bebé está a empurrar o seu estômago e intestinos. Quando os ácidos digestivos do estômago são empurrados para o esófago e o músculo na parte superior do esófago relaxa, isso cria a sensação de ardor desconfortável que conhecemos como azia.
Experimente estas mudanças de dieta para ver se aliviam a sua azia:
- Coma refeições menores com mais frequência, e coma mais devagar.
- Evite alimentos gordurosos e picantes.
- Tente esperar pelo menos uma hora depois de comer antes de se deitar.
Fale com o seu médico antes de tomar antiácidos sem receita, porque muitos contêm teores elevados de sódio.
As dietas vegetarianas e vegan são seguras durante a gravidez, se forem bem planeadas e oferecerem proteínas de alta qualidade e um bom equilíbrio de cereais integrais, fruta, legumes e gorduras saudáveis.
Dê seguimento a estes passos adicionais:
- Peça ao seu médico para lhe passar um suplemento pré-natal contendo vitamina B12, vitamina D, ácido fólico, ferro, cálcio e zinco, para adicionar nutrientes que podem estar ausentes da sua dieta.
- Diga ao seu obstetra que é, ou está a pensar tornar-se vegetariana ou vegan.
Evitar lacticínios
Se não ingerir produtos lácteos, não se preocupe, existem outras formas de obter o cálcio que precisa.
Considere estas opções quando fizer as suas compras:
- Escolha produtos enriquecidos com cálcio. Sumo de laranja, leite de soja, leite de amêndoa e cereais são boas opções não lácteas.
- Arranje um suplemento de cálcio. Como as fontes não-lácteas de cálcio não são absorvidas com tanta facilidade, um suplemento de cálcio pode ser necessário.
- Procure também suplementos de vitamina D. Esta é encontrada principalmente nos lacticínios, por isso, pode também precisar de tomar este suplemento, especialmente se não apanha sol com regularidade.
A Hipertensão gestacional é a pressão arterial elevada que ocorre durante a gravidez. Esta requer toda a atenção do seu médico.
Mas há coisas que pode fazer entretanto:
- Tente manter o ritmo de aumento de peso aconselhado.
- Continue a ter uma vida ativa.
- Naturalmente, deve evitar o álcool e o tabaco.
- Informe o seu médico se tomar qualquer medicamento, com ou sem receita.
Se tiver diabetes gestacional, siga sempre os conselhos do seu médico. Ninguém sabe a causa exata, mas aparentemente as hormonas da gravidez interferem com a insulina da mãe. Por sua vez, isso provoca um desequilíbrio na insulina do seu bebé, resultando em níveis de glucose (açúcar) mais elevados no sangue. Os bebés que nascem com desequilíbrios na insulina podem ter um risco maior de se tornarem obesos ou diabéticos mais tarde. O tratamento do diabetes gestacional destina-se a manter níveis de glucose do sangue iguais aos de mulheres grávidas que não têm diabetes gestacional. O tratamento desta condição inclui sempre um plano de refeições especial e atividade física programada.
Um passo pró-ativo que pode dar:
- Peça ao seu médico para lhe recomendar um nutricionista especializado em diabetes gestacional. Ele pode criar um plano de refeições personalizado e dizer-lhe como gerir a sua condição.
Ter mais do que um
Ter gémeos ou outros múltiplos significa que vai precisar de mais calorias. Para descobrir as suas necessidades em nutrientes e calorias:
- As necessidades calóricas podem ser diferentes se começou a sua gravidez com peso a menos ou em excesso. Consulte o seu médico.
As cãibras nas pernas ocorrem frequentemente durante a noite e podem ser um efeito secundário da gravidez, habitualmente no terceiro trimestre. A causa mais provável é todo o peso adicional que tem de carregar consigo.