A evolução do meu corpo durante a gravidez
O meu corpo em evolução
Não é só a barriga que está a ficar maior durante a gravidez! No seu corpo estão a ocorrer uma série de mudanças para que possa acomodar o pequeno ser que cresce dentro de si e para preparar o seu corpo para o parto. É por isso que o volume do seu peito vai duplicar e o peso do útero vai aumentar cerca de trinta vezes.
O meu peito está a aumentar
A sensação de peito inchado (e dorido) é com frequência um dos primeiros sintomas de gravidez que uma mulher nota ainda antes de saber que está grávida. Este fenómeno é completamente normal! Depois da fecundação, o corpo prepara-se para a fase seguinte: a amamentação. Durante estes nove meses, o seu peito vai aumentar de volume. Para evitar as estrias e preservar a beleza da sua pele, não existem produto milagrosos, mas deve usar cremes hidratantes diariamente por exemplo à base de óleo de amêndoas doces, óleo de gérmen de trigo, etc. Infelizmente, assim que se formam, as estrias não vão desaparecer, pelo que vale a pena cuidar do seu peito para evitar o aparecimento das estrias.
Os seus mamilos também passam por mudanças: ficam maiores e mais pronunciados. Sob a influência das hormonas (progesterona, estrogénio e prolactina), o seu peito alcança, de certo modo, a sua maturação.
A minha barriga está a ficar redonda
Desde as primeiras semanas e durante toda a gravidez, o útero vai aumentar de tamanho para acomodar o seu bebé à medida que cresce. Este pequeno músculo em forma de uma pera invertida, que pesa apenas 50g, chegará a alcançar 1,5 Kg quando a gravidez chegar ao fim!
Durante o primeiro trimestre, o aumento do útero pode resultar numa vontade de urinar com mais frequência (à medida que o útero pressiona a bexiga) bem como uma sensação de tensão no abdómen inferior, devido à expansão dos ligamentos que suportam este músculo. No segundo trimestre, o útero vai movimentar-se para a cavidade abdominal, à medida que a sua barriga começa a ficar mais redonda. Depois, no terceiro trimestre, o útero vai continuar a crescer e vai fazer pressão nos outros órgãos, como os pulmões ou os intestinos. Isto pode levar a sintomas como a sensação de falta de ar, obstipação ou um estômago sensível.
Depois do nascimento do bebé, o útero vai contrair-se e recuperar a sua forma e volume inicial: são necessárias cerca de seis semanas até que consiga ter um ventre liso.
O meu corpo está a preparar-se para o parto
No final da gravidez, o seu organismo liberta uma hormona cuja função é facilitar o alargamento da anca ao ajudar a esticar os ligamentos. Isto pode causar dor no baixo abdómen e dores de costas (aumentadas pelo peso do bebé e pelo acentuar da curvatura da coluna vertebral). O descanso continua a ser a melhor solução. Deve também pensar em adotar posições corretas: quando sentada, apoie o final das costas ao encosto e sente-se direita; quando de pé, incline um pouco a anca para a frente.
Pele e cabelo: o papel das hormonas
Outra grande alteração durante a gravidez é a natureza da sua pele, que pode mudar sob o efeito das hormonas. Não há nenhuma regra: a pele oleosa pode tornar-se seca e vice-versa. Algumas mulheres terão uma pele ainda mais luminosa do que nunca! Em geral, as peles secas vão tornar-se ainda mais sensível (por causa da retenção de líquidos). Em peles oleosas podem até aparecer borbulhas como na sua adolescência! Assim convém que dedique algum tempo a cuidar de si: limpar e hidratar a sua pele, de manhã e à noite, sem esquecer de se hidratar a si própria (beba cerca de 1,5 litros de água por dia).
Proteja-se do sol durante a gravidez: dado que a hormona que regula a pigmentação da pele vai aumentar, pelo que a sua pele fica muito mais morena e escurece mais rápido mas também podem aparecer manchas castanhas. Não se exponha a sol e use protetor solar total para prevenir o cloasma!
No que respeita ao seu cabelo, de forma geral vai ficar mais forte e mais bonito durante a gravidez. Aproveite ao máximo!