Porque é que 30 minutos por dia podem ter um impacto para toda a vida
Está grávida, logo, tem de repousar e evitar fazer exercício, certo? Errado! A ideia comum de que o exercício durante a gravidez pode prejudicar o seu bebé já foi desacreditada. De facto, o oposto é verdadeiro e fazer um pouco de atividade física moderada – mesmo que seja só um passeio à volta do jardim – traz muitos benefícios para si e para o seu bebé.
5 excelentes benefícios da atividade física quando realizada pelo menos 30 minutos por dia, 5 vezes por semana
1. Ajuda a controlar o seu ganho de peso na gravidez.
2. Pode melhorar a sua disposição!
3. Pode ajudar a ter um parto mais curto.
4. Pode tornar o parto mais fácil graças à musculatura fortalecida e à melhor forma cardiovascular.
5. Pode ajudar a melhorar a sua saúde e nível de fitness.
Não precisa de desistir
O tipo de exercício que faz durante a gravidez tem tudo a ver com o que fazia antes de engravidar. Se for saudável e tiver feito exercício e mantido em forma desde sempre, não há necessidade de parar agora. Confirme com o seu profissional de saúde, mas é provável que possa continuar com a sua rotina e nível de intensidade habituais durante a maior parte da sua gravidez.
Mexa-se mais, sente-se menos
Se levava uma vida mais sedentária antes de engravidar, pode ser a melhor altura para se começar a tornar ativa. Na verdade, muitos especialista recomendam-no porque existem muitos benefícios ao começar ao atividade física! Talvez seja melhor escolher uma atividade mais suave, como nadar ou caminhar, e ir aumentando gradualmente a duração e frequência dos seus exercícios. Fale dos seus planos com o seu profissional de saúde.
O que evitar e o que adaptar
Mantenha-se longe de atividades nas quais possa cair ou lesionar a área abdominal. Por isso, ciclismo, basquetebol, futebol, equitação, kickboxing e ski, vão ter de ficar de fora. Mas atividades aeróbicas, spinning, nadar, correr e andar (com pequenas alterações que sejam necessárias) podem ser praticadas.
É importante evitar exercícios que envolvam ficar deitada de costas durante o segundo e terceiro trimestre. A razão para isto é que o peso do seu cada vez maior bebé exerce pressão sobre os vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao seu coração e isso pode fazê-la sentir desmaios. Se faz uma aula na qual alguns exercícios são feitos de costas, peça alternativas ao seu instrutor.
À medida que o seu bebé cresce e se começa a sentir mais pesada, é provável que tenha de fazer pequenos ajustes à sua rotina de treino, mas não precisa de parar completamente. Tente agachar em vez de saltar nas aulas de aeróbica, ajuste a posição da bicicleta no spinning e corra em superfícies suaves e planas para reduzir o risco de tropeçar.
Avalie a possibilidade de participar aulas de ioga e pilates para grávidas – além de serem planeadas especificamente à sua medida, e à do seu bebé em crescimento, elas permitem-lhe conhecer outras futuras mães, o que pode ser mais divertido e motivador!
Comer, beber e manter um estilo de vida ativo
Manter-se ativa, combinado com um alimentação saudável e equilibrada, pode ajudá-la a manter o seu aumento de peso controlado. Alimentos ricos em nutrientes, contendo proteína, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, não só ajudam a um desenvolvimento e crescimento saudáveis do seu bebé, como lhe dão a energia de que necessita para se manter ativa.
Saiba quais as vitaminas e nutrientes essenciais para uma gravidez saudável.
É fácil ficar sobreaquecida quando faz exercício, por isso assegure-se que tem sempre uma garrafa de água por perto, durante e após a atividade física. Além da água de que precisa para se exercitar, tente beber cerca de 2 litros de fluidos todos os dias – cerca de oito chávenas.
Artigos relacionados