Qual o aumento de peso recomendado na gravidez?
Existe uma regra para o aumento de peso durante a gravidez?
Não, todas as mulheres são únicas e todas as gravidezes também. Contudo, o aumento de alguns quilos na gravidez é natural, devendo-se aos seguintes aspetos:
- Peso do bebé (3 Kg em média);
- Retenção de água e aumento do peso do útero e do peito (2,5 Kg);
- Líquido amniótico (1,5 Kg);
- Aumento do volume de sangue (1,5 Kg);
- Placenta (0,5 Kg).
Ao todo, temos um total de 9 Kg, aos quais os médicos aconselham somar 2 a 4 Kg de reservas de gordura, necessária para alimentar o bebé no útero e depois para amamentar. No total, são entre 11 a 13 Kg. Dependendo do seu peso corporal antes de engravidar, o médico pode reajustar o objetivo de aumento de peso ao longo da gravidez, recomendando-lhe reduzi-lo (se tem excesso de peso) ou aumentá-lo (se é muito magra).
Qual o meu aumento de peso máximo recomendado?
O médico vai guiar-se pelo seu IMC ou Índice de Massa Corporal (que corresponde ao peso em Kg dividido pela altura em metros ao quadrado), bem como por outros fatores como a alimentação, estado de saúde, estilo de vida, etc. Em geral o IMC nas mulheres grávidas está entre os 20 e os 25 kg/m2.
Por exemplo: se pesava 55 kg antes da gravidez e tem 1,62 m de altura, o seu IMC é 55 : (1,62 x 1,62) = 21 Kg/m2. Um IMC normal está entre os 20 e 25. O aumento de peso recomendado está entre 11,5 e 14 Kg.
- Se o seu IMC está abaixo de 20, o aumento de peso pode chegar até aos 16 a 17 Kg.
- Se o seu IMC é igual ou está acima de 25, o seu médico pode recomendar aumentar entre 7 e 10 Kg.
- Se o seu IMC é igual ou está acima de 30, o aumento de peso durante a gravidez não deve exceder os 6 a 7 Kg.
Quais os riscos de um aumento excessivo de peso na gravidez?
Para a mãe, existem riscos de saúde reais que não devem ser descurados, tais como: diabetes gestacional, hipertensão da gravidez, flebites, etc. Existem ainda pequenos riscos, como o bebé ser muito grande, podendo tornar o parto mais complicado.
É normal perder algum peso no 1º trimestre?
Sim, é normal e frequente. Esta perda de peso deve-se às náuseas e vómitos. Mas não se assuste: no primeiro trimestre o bebé precisa de muito pouca energia.
Posso fazer dieta durante a gravidez?
Não é de todo recomendável que faça dieta na gravidez! Pode estar a colocar em risco o desenvolvimento de deficiências nutricionais do bebé, e está a privá-lo de nutrientes essenciais que necessita para crescer. Controlar o seu peso na gravidez é fundamental para não engordar demais, mas não deve emagrecer em qualquer circunstância. O seu médico vai acompanhar o seu aumento de peso e ajudá-la neste tema. No entanto, isso não se deve tornar numa obsessão: não faz qualquer sentido pesar-se duas vezes por dia, por exemplo!
Que devo fazer para não aumentar excessivamente de peso na gravidez?
Lembre-se de fazer uma alimentação variada e equilibrada, proporcionando ao seu corpo todas as proteínas, hidratos de carbono e lípidos em quantidades suficientes e adequadas. As suas necessidades energéticas são ligeiramente superiores durante a gravidez, mas deve evitar petiscar todo o dia e ceder a todas as tentações! Quando for necessário, faça um ou dois lanches por dia, um de manhã e/ou outro à tarde, de preferência com calorias "boas": 1 copo de leite meio gordo ou 1 produto lácteo sem açúcar (ex. iogurte natural) ou 1 porção de queijo + 1 porção de pão ou cereais ou 2 bolachas + 1 peça de fruta. E, acima de tudo, não se esqueça da atividade física, essencial para se manter saudável e gerir o aumento de peso. Gravidez não é doença, por isso vista o seu fato de treino, calce as sapatilhas desportivas e está pronta, por ex. para um passeio pelo campo!