De avião, carro ou comboio… É possível viajar grávida em segurança!
Viajar quando está grávida
A gravidez não é uma doença! Salvo recomendação contrária do seu médico, pode perfeitamente viajar grávida. A única condição, evidentemente, é adotar algumas precauções antes da partida, durante a viagem e no seu destino.
Quais são as contraindicações médicas?
O seu médico pode aconselhá-la a não viajar nos seguintes casos:
- Se está grávida de gémeos.
- Se tem uma gravidez de "risco": antecedentes de aborto espontâneo, risco de parto prematuro, hipertensão, diabetes, etc.
De forma geral, é preferível não viajar para grandes distâncias durante o primeiro trimestre (risco de aborto espontâneo, cansaço) e no terceiro trimestre (risco de parto prematuro, hipertensão).
Que meios de transporte escolher para viajar confortável quando está grávida?
Nem todos os meios de transporte são iguais: alguns são mais cansativos, enquanto outros implicam choques e vibrações…
- Carro. Não há inconvenientes que a impeçam de guiar, mas deve ter presente que a sua capacidade de atenção poderá ser afetada pelo cansaço. Também é possível que se sinta apertada atrás do volante! Quer vá a guiar ou não, deve fazer paragens regularmente. No que respeita ao cinto de segurança, este continua a ser obrigatório: passe-o por debaixo da sua barriga para maior conforto.
- Transportes públicos. Não hesite em pedir um lugar sentado: as suas necessidades são prioritárias! A partir do terceiro trimestre deve evitar este tipo de transporte sempre que possível, pelo menos durante as horas de ponta.
- Avião. A partir do fim do 7º mês, a maior parte das companhias aéreas não permitem que viaje a bordo. Antes desse momento, as viagens de avião não apresentam qualquer problema em particular. Lembre-se de beber água em intervalos regulares, de dar um passeio pelo corredor e, se necessário, usar meias de descanso.
- Comboio. Este acaba por ser o meio de transporte menos cansativo se está grávida e pretende viajar. Se for possível, viaje em primeira classe: terá mais espaço, sobretudo para esticar as pernas.
Precauções a ter se vai de férias para um país exótico
Neste caso, mais uma vez o bom senso deve prevalecer! Em qualquer ocasião, o primeiro passo deve ser falar com o seu médico antes de marcar férias.
- Evite viajar para países em que as condições higiossanitárias sejam insuficientes, como em determinadas partes da África ou da Ásia.
- Evite regiões em que algumas doenças sejam comuns (malária, febre amarela, etc.) e países em que faça realmente muito calor. Se, mesmo assim, tiver de viajar para uma zona de risco enquanto está grávida, tenha em conta que a vacinação está contraindicada neste período. Consulte o seu médico para encontrar a melhor solução.
- Enquanto estiver de férias, prefira alimentos cozinhados e água engarrafada (e não peça gelo nas bebidas, pois pode não ter sido feito com água engarrafada).
- Proteja-se do sol e dos mosquitos.
- Antes de viajar, tome nota de algumas moradas importantes, especialmente agora que está grávida: hospitais e clínicas locais, bem como os contactos do seu médico. E lembre-se de levar a sua informação clínica consigo.
- Pronta para partir? Se tiver tomado todas estas precauções, as suas férias devem correr sem qualquer problema. Aproveite bem esta última lua-de-mel antes da chegada do bebé!