0-4 meses
Programa Nutricional
Adicionar este post aos favoritos

Posição amamentação: Encontre a ideal para si

Conheça estas quatro posições de amamentação comprovadas que a ajudam a descontrair e encorajam o seu bebé a fazer uma boa pega. Qual funciona melhor consigo?

Dez 27, 2021
Posição amamentação: berço

A posição de berço

 

Coloque-se em posição: Segure o seu bebé com a cabeça no seu antebraço (o mesmo lado que o seio que vai utilizar). Verifique se a sua cabeça repousa confortavelmente na dobra do seu braço, com o corpo virado para o seu. Também pode colocar uma almofada ao colo se precisar de apoio adicional. No entanto, não deixe o seu bebé adormecer na almofada sem a sua supervisão (nem que seja só por uns minutos), por causa do risco de sufocamento.

Melhor para: A maioria das situações

Posição amamentação: lateral deitada

A posição lateral deitada

 

Coloque-se em posição: Deitada de lado, vire-se para o seu bebé e dê-lhe apoio com uma mão. Agarre o seu seio com a outra e toque com o mamilo nos lábios do bebé. Assim que ele conseguir a pega, dê apoio ao bebé com o braço que tem por cima, enquanto suporta a sua cabeça com o outro.

Melhor para: Todas as situações mas especialmente cómoda para mães que se estão a sentir fatigadas ou tiveram o bebé por cesariana.

Posição amamentação: berço cruzado

A posição de berço cruzado

 

Coloque-se em posição: É semelhante à posição de berço, mas oferece suporte adicional à cabeça do seu bebé, para o ajudar a manter a pega. Segura o bebé com o braço oposto ao seio que vai utilizar, apoiando a sua cabecinha com a palma da mão.

Melhor para: Todas as situações, mas especialmente prática para as primeiras sessões de amamentação e para bebés com uma pega inicial fraca. Também é boa para mães que fizeram cesariana (assim que se consigam sentar confortavelmente sem apoio de uma almofada).

Posição amamentação: râguebi

A posição de râguebi

 

Coloque-se em posição: Segure o bebé ao seu lado, apoiando as suas costas no seu antebraço. A cabeça do bebé deve ficar à altura do mamilo e pode ser apoiada com a palma da mão. Pode também experimentar colocar uma almofada no seu colo enquanto amamenta, para conforto adicional.

Melhor para: Todas as situações, mas especialmente para mães que tiveram o bebé por cesariana, mães com seios grandes ou mamilos planos/invertidos, ou mães com reflexo de descida do leite muito forte (quando o leite enche de imediato os seios e pode começar a verter ainda antes do bebé fazer a pega).

Mas que boca tem o meu bebé!

Quando o bebé está com fome, abre muito a boca e contorce-a em todas as direções para descobrir o peito da mãe, o que pode ser um pouco assustador para algumas mães. Não há contudo necessidade de se preocupar; amamentar não vai doer! Como funciona?

  • No início da mamada: a boca bem aberta do bebé adapta-se facilmente ao mamilo e a uma parte da aréola. O bebé enrola a língua por baixo do mamilo. Se o seu bebé está com dificuldade em fazer uma boa "pega", aperte o seu mamilo e a aréola, formando um U, de modo a facilitar a entrada na boca do bebé.
  • Durante a mamada: o bebé coloca para fora o lábio inferior e pressiona firmemente o peito com o seu nariz. Você vai notar um movimento regular do maxilar inferior do bebé, alternando entre sucção, deglutição e respiração. Não parece assim tão mau, pois não?

 

Que fazer quando são gémeos?

Ao mesmo tempo ou alternadamente? Não há uma regra fixa! Depende de si escolher a melhor solução para si e para os seus bebés. Se um deles tiver dificuldade em "pegar" ou se quer uma relação individual com cada um deles, amamentar um de cada vez pode ser a melhor solução. Dê de mamar primeiro ao que tiver mais fome. Se o outro é mais paciente e tende a adormecer durante a mamada, dê-lhe de mamar em último lugar.

Amamentar em simultâneo é muito prático para poupar tempo, claro se ambos os bebés tiverem fome ao mesmo tempo! Neste caso, opte pela posição "bola de râguebi", com os bebés um em frente do outro. Isto requer alguma prática, mas rapidamente tornar-se-á uma posição útil e prática!

 

Tem de estar concentrada!

Pode amamentar em pé, sentada ou deitada. O que importa é que esteja confortável. Se não estiver numa posição apropriada, ou se estiver a forçar as costas ou pescoço, o seu bebé vai sentir e pode encurtar a refeição de forma a aliviá-la. Assim, escolha um local onde se sinta à vontade (um cadeirão confortável, um sofá, a cama, etc.). Tenha sempre uma almofada ou almofada de amamentação (que coloca na sua cintura) à mão, um cobertor, e o telefone (para não ter de se levantar), bem como uma garrafa de água. Dar de mamar é um trabalho que dá sede!

 

O meu bebé está a receber leite suficiente?

É possível que apesar do seu esforço e motivação a amamentação não corra tão bem como desejaria. Os sinais de advertência são:

Menos de 5 mamadas por dia; Mudança dramática nos padrões de amamentação do bebé; Deglutição escassa ou irregular; O bebé passa todo o tempo a chorar ou a dormir. Finalmente, deve ir controlando a curva de crescimento do bebé, a qual deve ser regular.

Um sinal indicador de que a amamentação está a decorrer na perfeição é sentir o seu útero a contrair e sentir uma sensação de calor e tensão no peito que está a dar ao bebé. Não há nada a temer, a sucção não provoca nenhum tipo de dor! Todas as mulheres que amamentam são invadidas por uma sensação de calma no final de cada refeição. O seu bebé está calmo, silencioso e em paz. É como se o tempo tivesse parado: um momento de harmonia e simbiose que vale muito a pena viver!