Amamentar para principiantes - PARTE 2: Pega correta amamentação
Como ter a certeza que o seu bebé se alimenta bem e estão os dois confortáveis durante a amamentação.
A boa notícia é que conseguir uma boa pega correta na amamentação é uma habilidade que os dois podem aprender! Mesmo que seja desafiante ao começo, com um pouco de prática e paciência não tarda a apanhar o jeito. Se não conseguir uma pega perfeita das primeiras vezes, não se preocupe: em breve vai conseguir. Lembre-se sempre que amamentar traz benefícios de saúde que duram para toda a vida do seu bebé. Por isso, tomar algum tempo agora aprender como se faz a pega correta na amamentação vai valer mesmo a pena.
Para se preparar para amamentar o seu bebé, siga estas dicas principais e depois compare o seu posicionamento com os das ilustrações abaixo:
1. Faça cócegas
Quando o seu bebé está no seu peito e preparado para se alimentar, faça cócegas nos seus lábios com o mamilo até ele abrir bem a boca.
2. Abrace
Aproxime o bebé do seu peito (em vez de mover os seios na direção dele) e certifique-se que o queixo e mandíbula inferior são os primeiro a tocar o seu peito.
3. Posicione
O lábio inferior do seu bebé deve estar afastado da base do seu mamilo. Isso porque quer que ele encha a boca com uma área maior do seu seio, e não apenas com o mamilo.
6 sinais de uma boa pega
Pergunte à especialista
Dói um bocadinho! Isso é normal?
Alguma sensibilidade inicial é comum, mas não devia estar a sentir dor. Verifique se o seu bebé está a apanhar uma área maior do seu seio – puxar apenas pelo mamilo pode causar desconforto. Se isso acontecer, interrompa a sucção colocando um dedo limpo no canto da boca do seu bebé, gentilmente. Depois regresse ao primeiro passo ("Faça cócegas", acima) e encoraje-o de novo a fazer uma boa pega.
Não tenho a certeza que o meu bebé esteja a puxar bem quando mama. Será que ele tem uma sucção fraca?
Se o seu bebé não tiver feito uma pega correta, talvez não consiga extrair o leite do seu seio quando está a mamar. Se achar que ele tem uma pega boa mas mesmo assim a sua sucção é fraca ou não tiver a certeza que ele está a receber leite materno suficiente, fale com um especialista em lactação ou com outro profissional de saúde.
O meu bebé está a ficar frustrado... e eu também! O que é que podemos fazer?
Descontraia. Respire fundo, faça uma pausa e tente de novo. Pode tentar experimentar outra posição (veja Posições de Amamentação) ou tentar um pouco de contacto pele contra pele, colocando-o sobre o seu peito. Acalme-o, falando com ele suavemente ou cantando. Quando um bebé tem fome, ele abre a boca à procura do mamilo, e está com uma aparência calma e alerta. Se começa a chorar e a ficar agitado, pode ser por estar frustrado e com fome. Assim que estejam os dois confortáveis, calmos e descontraídos, tente fazer a pega de novo. Lembre-se que a prática faz mesmo a perfeição. E seja paciente consigo mesma, está a fazer um trabalho excelente!
Os meus seios estão muito cheios e o meu bebé está com dificuldades em fazer a pega. O que é que posso fazer?
Pode experimentar extrair um pouco de leite à mão ou com uma bomba antes de amamentar. Isso vai aliviar a pressão e tornar os seios mais macios, facilitando a pega do bebé. Diz-se muitas vezes que os seios demasiado cheios estão "ingurgitados". Se sente que os seus seios ficam ingurgitados entre sessões de amamentação, dê de mamar, ou extraia leite com uma bomba, de duas em duas horas para os aliviar. Lembre-se, o seu bebé recém-nascido deve ser amamentado pelo menos 8 a 12 vezes cada 24 horas!
Artigos relacionados