Primeiros alimentos do bebé podem levar a futuros favoritos
Quando o seu bebé abre a boca para provar um alimento sólido pela primeira vez, ele está a embarcar numa viagem de descoberta que pode influenciar as suas preferências alimentares para toda a vida. Até agora, o seu bebé dependeu apenas do seu leite materno para o seu crescimento e desenvolvimento. E veja como ele chegou longe! Agora, no entanto, ele precisa de nutrientes adicionais, e os alimentos que escolher são essenciais para a sua saúde futura.
Parece incrível, mas o que colocar na colher dele nas primeiras semanas de alimentação complementar pode influenciar a variedade de alimentos que ele vai escolher consumir no futuro. Não apenas no próximo mês ou no mês a seguir a esse, mas daqui a muitos anos, quando ele se estiver a despedir de si à porta da escola.
Varie a ementa
Então, como é que pode ajudar o seu bebé a crescer e tornar-se uma criança que faz uma alimentação saudável? Uma das das maneiras mais importantes é com variedade dos primeiros alimentos do bebé. Se lhe der vegetais diferentes durante as primeiras semanas de alimentação complementar, é mais provável que ele aceite experimentar novos vegetais agora e no futuro. Um estudo recente revelou que introduzir vegetais no início do período de alimentação complementar pode levar a uma maior aceitação de vegetais pelos bebés e, mais tarde na vida, pelas crianças.
Vá além do suave nos primeiros alimentos do bebé
Além de lhe dar uma grande variedade de vegetais, é importante que o seu bebé comece a conhecer novas texturas à medida que as suas aptidões alimentares se desenvolvem. Assim que o seu bebé já tiver experiência, e seja capaz de lidar, com purés suaves, pense em adicionar um pouco de textura, talvez esmagando os alimentos (adequados a esta fase de desenvolvimento) com um garfo, em vez de os passar até obter um líquido espesso. Estudos revelam que os bebés que começam a descobrir texturas mais granulosas antes dos nove ou dez meses de idade têm maiores probabilidades de vir a comer os alimentos do resto da família, alimentos saudáveis, e uma maior variedade de fruta e vegetais, à medida que vão crescendo e chegam à idade escolar. “Apresentar texturas ao seu bebé mais cedo pode ajudá-lo a aceitar texturas mais complexas quando for mais crescido,” afirma Laurence Stoll, Nutricionista de Alimentação Complement na Nestlé Nutrition, Suíça. Tudo isto mostra que nunca é demasiado cedo para começar a influenciar positivamente a saúde dos seus filhos.