Não vou conseguir separar-me do meu bebé!
Bebés muito agarrados aos pais, quadro também conhecido como ansiedade de separação em crianças pequenas, pode ser perturbador para si e para o seu bebé. Eis algumas dicas para ajudar ambos a lidar com a ansiedade de separação.
Comece com separações curtas, deixando o seu bebé com alguém que ele conheça enquanto sai por uns poucos minutos.
Tente tornar isso num jogo do tipo “cu-cu, cá estou eu”.
Dê um cachecol, uma fralda de pano ou um brinquedo com o seu odor ao bebé enquanto estiver fora.
Fale sobre o que vão fazer juntos mais tarde.
Torne o adeus algo positivo. O seu bebé pode sentir a sua ansiedade ou angústia.
Um adeus positivo, seguido por uma reunião feliz, pode ser uma importante lição de vida.
Não deixe o seu bebé quando ele estiver com fome, cansado ou não se sentir bem, ou em qualquer altura em que sentir que ele necessita genuinamente de si junto dele.
Peça orientação ao seu médico sobre a ansiedade de separação se o seu bebé continuar a ficar angustiado quando o deixa com outras pessoas.
Deixar o bebé, pela primeira vez
Só de pensar em deixar o bebé, mesmo que apenas por algumas horas dá-lhe um nó no estômago. Será que a babbysitter vai tomar conta dele como deve ser? E se for cedo demais? Fique tranquila, a separação é essencial, tanto para si como para o bebé. Permite ao bebé construir a sua própria identidade e começar a adquirir autoconfiança. Ajuda-a a separar-se um pouco do seu bebé de modo a encorajar uma relação mãe-filho equilibrada.
A primeira separação
Chegou o dia em que vai passar uma noite romântica com o seu marido, o bebé vai passar a noite com a babysitter. Isto pode provocar-lhe alguma ansiedade que é perfeitamente natural, mas não a deve deixar transparecer para o bebé. Dar dez vezes mais beijinhos e abraços antes de a babysitter chegar é contraproducente, a não ser que queira que o bebé perceba que alguma coisa diferente se vai passar.
Quando a babysitter chegar use algum tempo para que o bebé e ela se conheçam. É ainda melhor se conseguir fazer isso uns dias antes, fazendo o bebé estar com a babysitter algum tempo. Diga adeus ao seu bebé antes de sair (não se esqueça de dizer que vai voltar brevemente). Se o seu bebé começa a chorar e gritar, está a testá-la… Assim que sair ele vai voltar a sorrir.
Não vou conseguir separar-me do meu bebé!
Para se sentir tranquila, pode montar um sistema de comunicação com a babysitter. Pode pedir que lhe mande uma mensagem sms quando o bebé adormecer ou pode telefonar entre o cinema e o restaurante. Também pode dar-lhe o número dos seus pais e do médico "só para prevenir". Pode usar um Horário de bebé, para deixar instruções com a babysitter de modo a tornar mais fácil a tarefa e – sobretudo – para fazer com que você possa ter uma noite descontraída!
Voltar ao trabalho: entre o prazer e a culpa
Se já é difícil deixar o bebé uma noite, deve estar a pensar como vai conseguir o regresso ao trabalho, já que vai deixar o bebé no infantário durante o dia inteiro. Sente-se dividida entre querer voltar ao trabalho e o sentimento de culpa de deixar o bebé com terceiros.
E se tentar olhar para as coisas de uma maneira mais positiva? O seu bebé vai fazer novos amigos enquanto você fica contente por voltar a ter vida social, com os seus intervalos para café e almoços com amigos e colegas. Ideal para "limpar a cabeça" e vai ficar com ainda mais vontade de ir buscar o bebé ao final do dia.
Se à noite, o seu bebé a ignorar ou fizer de conta que não a conhece quando o for buscar, é uma reação normal. Terá de dar algum tempo ao bebé para se separar um pouco da pessoa que tomava conta dele todo o dia (e é mais um sinal positivo de que o seu bebé gosta muito dessa pessoa especial). Se o seu bebé começar a chorar, não é porque esteja triste, mas porque precisa de descarregar as emoções do dia. Um abraço da mãe vai secar rapidamente essas lágrimas.
Dicas para que o bebé se sinta melhor
A separação, mas também a reunião, devem ser geridas com cuidado. Comunicar e explicar são aspetos essenciais. De cada vez que deixa o bebé, explique-lhe que vai passar o dia com a ama (ou no berçário ou infantário) e dê-lhe uma ideia do que vai ficar a fazer, brincar, ir dar um passeio, e lembre o seu bebé que ao final da tarde voltam a estar juntos. Quando o for buscar pergunte se teve um dia bom, diga-lhe que o seu dia também foi bom, mas que está contente por voltar a estar com ele.
Há outras formas de mostrar ao bebé que, mesmo não estando com ele, está a pensar nele. O brinquedo favorito é – claro – o objeto de transição ideal. Também lhe pode dar um pedaço de tecido ou um dos seus lenços para que, se for necessário, o bebé se sinta tranquilizado com o seu cheiro.
Não se esqueça que se você estiver descontraída com a situação, o seu bebé também se sentirá confortável, e ficará também descontraído.
A quem devo confiar o meu bebé?
O regresso ao trabalho significa, normalmente, ter que encontrar alguém para cuidar do bebé! Berçário, infantário, uma ama interna ou uma ama externa, qual escolher?
4minutos ler
A vida em casal com filhos
Artigos relacionados