A baby-sitter

A babysitter

6-12 meses
Artigo
Jan 25, 2017
5minutos

Algumas vezes o papel dos pais pode parecer paradoxal: amá-lo e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a ser independente. Antigamente as amas tinham uma tarefa bem definida que ajudava a resolver o paradoxo. A função das babysitters de hoje talvez não ajude tanto...

Como encontrar o diamante que cuidará do seu tesouro

Fazer entrevistas, rever juntos as candidatas cada noite, consultar o caderno de anotações antes de dormir mas... por que é que todas as suas amigas parecem estar convencidas de ter encontrado uma babysitter maravilhosa que o seu bebé adora e vice-versa, e com quem se dão muito bem e que até cozinha que é uma delícia? Você, no entanto, sente que encontrar uma  pessoa assim é tarefa impossível. Curiosamente, aparece sempre algum detalhe que não a convence. É sempre a mesma história. As mães são  muito exigentes quando têm que deixar os seus filhos ao cuidado de alguém. Antes, com as amas, o principal era a abundância e a qualidade do seu leite materno. Agora as babysitters devem cumprir inúmeros requisitos para que as mamãs fiquem tranquilas.

As amas de antes: papel secundário ou protagonista?

As amas são personagens tão antigos como a própria humanidade. No terceiro milénio a.c., na civilização suméria, a esposa do rei Shulgi de Ur cantava ao seu filho esta canção de embalar: "A ama de coração alegre cantar-lhe-á canções; a ama de coração alegre " amamentá-lo-á”. No ano 1330 a.C., no Egito, o rei Tut  construiu um túmulo em honra da sua ama. As amas reais, incluídas nos haréns dos oficiais dos faraós, eram tratadas com muito respeito.  O mesmo acontecia na China, na Índia, no Japão e no Próximo Oriente.

 

 As tragédias clássicas também fazem alusão às amas. Nelas, a ama tem um papel secundário de grande prestígio. A ama, confidente do herói (já crescido), fica ao seu lado para lhe dar conselhos nos momentos cruciais da sua existência. Homero narra que Ulisses, príncipe de Ítaca, foi amamentado por criadas. Na lei islâmica, ter parentesco de leite (ser irmão ou irmã de leite) tem igual consideração que o parentesco consanguíneo ou de matrimónio.

A história das amas é principalmente a história do comércio com o leite materno, na ausência de leites infantis como os que se comercializam hoje. Em Roma, podiam contratar-se os serviços duma ama num estabelecimento denominado "lactaria". A partir da Idade Média, a elite da sociedade dispõe de amas a domicílio e, desse modo, as damas nobres podem engravidar com mais frequência (por não terem que amamentar os seus filhos). Mais tarde, esta prática estende-se às classes médias e permite que as mães trabalhem fora de casa. Como é que acontece entre os animais? As fêmeas de algumas espécies partilham o seu leite com as crias de outros indivíduos, como no caso dos ratos e os leões. Que curioso! No entanto, outras protegem com ferocidade  os seus bebés, como as fêmeas dos chimpanzés e a maioria dos símios.

 

A babysitter: o momento da primeira separação

Na atualidade, com a comercialização de leites infantis, as amas perderam a sua importância e as babysitters passaram a ocupar o seu lugar. Sem a sua ajuda, muitas mulheres não conseguiriam regressar ao trabalho tão cedo depois de dar à luz.

Algumas mães esperam esse momento com impaciência, desejosas de recuperar a sua vida social, os amigos, os colegas, o emprego, etc. No entanto, outras não superam o teste. Porque a primeira separação, a que precede a tantas, a primeira etapa que acaba, é verdadeiramente um teste. Não é sempre por uma questão de temor ou por medos. Há mães excessivamente zelosas que exigem a instalação de uma webcam para poder observar a babysitter. Embora este seja um caso extremo, o normal receio que uma mãe sente ao confiar o cuidado do seu bebé a outra pessoa, é muito mais subtil e irracional.


Alguns especialistas, como a psicóloga infantil Caroline Eliacheff, que trabalhou durante muitos anos num centro de acolhimento para bebés, defende que qualquer separação entre mãe e filho causa um misto de sentimentos que não é tão fácil de esclarecer. Quando uma mãe precisa de algum tipo de cuidado para o seu filho que ela não lhe pode oferecer, sente um ligeiro sentimento de culpa, como se estivesse a abandonar ao seu bebé. Mas, na verdade, confiar o seu próprio filho a outro é um ato de generosidade. É generoso pela confiança depositada numa outra pessoa alheia ao núcleo familiar. É também generoso para com o seu filho, porque ele precisa de conhecer  diferentes rostos que lhe mostrem a existência do resto do nosso mundo.

 

É preciso aprender a combater a dependência!

No caso de confiar o cuidado do seu bebé a alguém da família, a situação poderá tornar-se mais complicada. Inicialmente, esta opção oferece uma maior sensação de segurança. A sua mãe ou a sua sogra, ligadas ao seu filho por fortes vínculos afetivos, parecem mais indicadas que alguém que descobriu através de um anúncio. No entanto, estes mesmos laços afetivos podem rapidamente não se mostrar tão práticos como pareciam. É por esse motivo que as antigas amas eram úteis. Embora se criassem laços afetivos, o contrato entre as duas partes estava sempre claro. A função delas era manter a criança viva e saudável. Tomavam conta da criança no momento, delicado mas necessário, da transição  para o biberão. "Cortar o cordão umbilical" não é fácil. As mães devem cumprir o duplo papel de, por um lado, serem uma fonte de amor constante e, por outro lado, impedirem que essa fonte acabe por "afogar o bebé". As amas resolviam este paradoxo do papel materno. Não precisavam de psicologia porque apenas cumpriam com a sua tarefa. Quando chegava um novo bebé, os de três, seis ou oito meses passavam a ser considerados mais velhos e tinham que se conformar com menos leite materno, até finalmente terem que prescindir dele. Ter em conta este modo ancestral de agir, pode ensinar-nos algo importante hoje em dia, apesar de parecer muito primitivo. Nunca é cedo demais para aprender a superar a dependência. 

Artigos relacionados

View details Tipos de brinquedos
Artigo
brinquedos de bebé

Tipos de brinquedos

As crianças sempre tiveram brinquedos: os bebés são capazes de transformar qualquer objeto num brinquedo.

5minutos ler

View details O desenvolvimento do cérebro do bebé
Artigo
bebé a desenhar

O desenvolvimento do cérebro do bebé

É incrível ver o bebé aprender tantas coisas novas! Cada novo dia, há novos progressos - uma rápida aprendizagem. Quem sabe se não está ali um futuro Einstein?

3minutos ler

View details Livros para bebé: quais e quando?
Artigo
Livros para bebé: quais e quando?

Livros para bebé: quais e quando?

Uma visita à secção de livros infantis na minha livraria preferida, deu-me tonturas. É infindável a colecção de livros para os mais pequenos.

3minutos ler

View details Já sei descodificar a “linguagem” do bebé!
Artigo
Já sei descodificar a “linguagem” do bebé!

Já sei descodificar a “linguagem” do bebé!

Até o meu bebé começar a falar é difícil adivinhar apenas pelos sorrisos e choros se está bem alimentado ou se ainda está com fome. Podem ajudar-me a decifrar a linguagem do meu bebé?

6minutos ler

View details Já domino na perfeição a linguagem de bebé!
Artigo
Já domino na perfeição a linguagem do bebé!

Já domino na perfeição a linguagem de bebé!

O meu bebé é um pequeno palrador! Eu não sabia que se faziam entender, desde tão cedo.

3minutos ler

View details Como é que o meu bebé me vê?
Artigo
bebé a olhar para a mãe

Como é que o meu bebé me vê?

O meu bebé olha para mim com os olhos arregalados e fica a olhar fixamente para objetos. Como é que ele realmente me vê, e como é que ele vê o ambiente que o rodeia?

4minutos ler

View details O seu desenvolvimento criativo
Artigo
Desenvolvimento criativo do seu bebé com Nestlé

O seu desenvolvimento criativo

O desenvolvimento da criatividade nas crianças é um dos aspetos fundamentais que deveríamos cuidar para conseguir melhorar as suas habilidades e aumentar o seu conhecimento.

1min ler

View details Brincar é bom para o corpo e mente!
Artigo
Brincar é bom para o corpo e mente!

Brincar é bom para o corpo e mente!

O bebé adora brincar, correr de um lado parta o outro e nunca se cansa. Como posso canalizar esta energia ao mesmo tempo que encorajo o meu bebé? 

3minutos ler

View details Os grandes progressos do seu bebé!
Artigo
bebé a sorrir para mãe

Os grandes progressos do seu bebé!

Quando é que o meu bebé vai sorrir, falar ou andar pela primeira vez? Que alimento está melhor adaptado ao seu desenvolvimento? Quais são as "primeiras vezes" importantes a não perder?

6minutos ler

View details Quando é que o meu bebé vai dizer as primeiras palavras?
Artigo
Quando é que vai dizer as primeiras palavras?

Quando é que o meu bebé vai dizer as primeiras palavras?

Ouvir o meu pequenino dizer a primeira palavra… só de pensar nisso fico cheia de emoção e orgulho! Como posso ajudar o bebé nestas admiráveis mudanças?

4minutos ler

View details O processo de socialização ao longo do crescimento do seu bebé!
Artigo
O processo de socialização do bebé

O processo de socialização ao longo do crescimento do seu bebé!

O meu pequeno anjo vai ser tímido ou extrovertido? Vai conseguir fazer amigos e integrar-se no infantário? Como posso ajudá-lo a cultivar relações com os outros.

4minutos ler

View details Brincar ao ar livre
Artigo
brincar ao ar livre

Brincar ao ar livre

Com o bom tempo, é normal que as crianças tenham vontade de sair e de brincar ao sol mas, antes desses jogos ao ar livre com o seu bebé, é necessário que tenha em conta algumas questões...

2minutos ler

View details Registo de crescimento
Artigo
registo de crescimento

Registo de crescimento

O desenvolvimento físico da crianças até aos 36 meses.

1min ler

View details Na piscina
Artigo
Bebé na piscina

Na piscina

Os primeiros contatos do seu bebé com a água são muito importantes, dado que podem ser uma experiência muito divertida que favorecerá os seus primeiros momentos de atividade física.

1min ler

View details As proteínas certas e outros nutrientes para o seu bebé
Artigo
nutrientes para bebé

As proteínas certas e outros nutrientes para o seu bebé

Sabia que as proteínas são o macronutriente mais essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo?

3minutos ler

View details Porquê 1000 dias?
Artigo
Porquê 1000 dias?

Porquê 1000 dias?

1000 dias são justamente os primeiros 3 anos de vida do bebé, desde o momento de conceção até aos 2 anos de idade.

4minutos ler

View details Mastigar e morder: O bebé descobre um novo universo de sabores!
Artigo
O bebé descobre um novo universo de sabores!

Mastigar e morder: O bebé descobre um novo universo de sabores!

Desde o seu nascimento, o meu bebé foi alimentado exclusivamente com leite materno e/ou leite infantil.

5minutos ler

View details Coronavirus - As suas perguntas mais frequentes (FAQ)
Artigo
Coronavirus - As suas perguntas mais frequentes (FAQ)

Coronavirus - As suas perguntas mais frequentes (FAQ)

Confira aqui as respostas do Dr. Mike Possner, pediatra de Nutrição Infantil da Nestlé e Diretor Médico da Zona EMENA.

12minutos ler

View details Dicas sobre alimentação a biberão
Artigo
biberão

Dicas sobre alimentação a biberão

A alimentação a biberão pode parecer fácil, mas tem muito que se lhe diga.

15minutos ler

Registe-se

  Registe-se

Entre no nosso clube e receba brindes, ofertas exclusivas e conteúdos personalizados

Amostras e descontos

Brinde de boas-vindas

Ferramentas úteis

Informação personalizada