Quando é que o meu bebé vai dizer as primeiras palavras?
Ouvir o meu pequenino dizer a primeira palavra… só de pensar nisso fico cheia de emoção e orgulho! Como posso ajudar o bebé nestas admiráveis mudanças?
Linguagem
O seu pequenino vai precisar de três anos para progredir de adoráveis sons como "gu-gu, ga-ga" para palavras misturadas como "bolchoclate", e – depois – para frases contendo sujeito, verbo e objeto. Neste espaço de tempo você vai sentir o mesmo que todos os pais do mundo; vai ficar babado com os primeiros "gu-gu, ga-ga"; vai passar a ser uma perita em linguagem codificada de bebé; e – finalmente – vai ficar completamente chocada com o progresso do discurso do seu rebento. Mapa das principais etapas de aquisição da linguagem.
Gu-gu, ga-ga, ma, da, ma… mãe!
Acabadinho de sair da barriga da mãe, o seu bebé já tem uma voz bem alta, todos concordariam se o ouvissem chorar! Os primeiros sons do seu bebé são semelhantes aos sons de bebés por todo o mundo, usando no início apenas vogais! O seu bebé está já a usar a sua língua-mãe. É por isso que é importante falar claramente com o bebé desde o nascimento.
3 meses e depois: O seu bebé descobre o prazer do som e dos primeiros balbucios. Isto é normal pois o cérebro do bebé precisa de organizar as áreas que controlam a compreensão verbal e a linguagem.
Os sons vêm pois, muitas vezes, com as primeiras expressões faciais e com a linguagem corporal, todas estas manifestações cheias de significados.
Um gritinho de alegria acompanhado de um grande sorriso, um som experimental "nah" e uma expressão inescrutável, um satisfeito "gu-gu" depois do biberão, chorar e remexer-se… Não há necessidade de se preocupar, você vai – gradualmente – aprender a decifrar a linguagem corporal dele, bem como os balbúcios e gritinhos!
6-8 meses: o seu bebé compreende algo que vai mudar a vida dele! Quando "fala", os pais respondem. Não interessa nada que o significado seja ainda um bocado vago, o seu bebé acaba de se transformar num palrador profissional. O principal é que o bebé compreendeu o princípio da interação e gradualmente vai começar a ocorrer no cérebro do bebé que é possível identificar palavras e o seu significado.
8-12 meses: "bolo!" Finalmente o seu bebé é capaz de expressar as ideias e está bem avançado no caminho para a comunicação. É nesta idade que o seu bebé diz "mãe" e "pai" pela primeira vez. Qual vai ser o primeiro – mãe ou pai?
Para estimular o seu bebé, é importante falar com ele, desde o princípio, dando nomes às situações e aos objetos. O bebé lembra-se de tudo!
5, 12… e rapidamente 100 palavras, o vocabulário do bebé explode!
12-20 meses: surge o discurso com palavras muito simples e eficientes ("fim", "não", "mais" etc.) para indicar uma alteração de situação. O seu bebé vai repetir as onomatopeias preferidas dele (vrum-vrum, miau etc.). Começam a aparecer conjugações de duas palavras ("mãe foi") indicando situações e sua solução.
Neste momento, o seu bebé compreende mais do que fala. Você pode encorajá-lo olhando para imagens e dizendo palavras com ele ou cantando-lhe cantigas infantis. E especialmente importante continuar a falar naturalmente com o bebé, pois é a melhor maneira de enriquecer o vocabulário dele e de estimular a curiosidade.
Palavras, frases… os primórdios da conversação!
Aos dois anos, a linguagem aparece toda de uma vez, mas esta idade varia de bebé para bebé e alguns precisam de mais tempo. Nesta idade o seu bebé aprende uma ou mais palavras por dia, e às vezes tem dificuldades em dizer todas as palavras! Já consegue dizer corretamente o nome de objetos e ficar interessado no que as outras estão a dizer, deixando de estar exclusivamente centrado em si próprio.
O repertório pessoal começa a ficar mais rico e o bebé começa a falar e a comunicar. Aproveite ao máximo esta etapa para lhe ler histórias e para falar com ele acerca do que se passa à sua volta. O bebé transformou-se num ávido explorador da linguagem!
2-3 anos: o seu pequenino descobre que as palavras estão relacionadas, que revelação! Muitas vezes usa um verbo no início de frases, antes de pronomes e artigos. Agora já consegue dizer "Eu", embora já tivesse a noção da sua individualidade há algum tempo.
Artigos relacionados