1. Use tetinas de biberão que imitam a experiência da amamentação.
A forma e o fluxo de algumas tetinas podem criar um fluxo e um posicionamento da boca semelhante ao da mama.
Considere usar tetinas de biberão em silicone suave com uma base mais larga e um fluxo lento.
2. Amamente primeiro.
Ofereça primeiro a mama, encurtando para cerca de metade o tempo da sessão de amamentação, e depois dê ao bebé cerca de 30 a 60 ml de leite extraído com a bomba ou de leite artificial usando o biberão. Com esta técnica, irá ajudar o seu bebé a ser mais paciente na fase de adaptação ao biberão. Se o seu bebé ainda estiver com fome, volte a dar-lhe mama para o satisfazer por completo.
3. Substitua uma mamada de cada vez.
Se precisa de substituir mais do que uma sessão de amamentação, substitua apenas uma sessão por um biberão a cada 3 ou 5 dias. Conseguirá assim controlar a sua produção de leite, evitando o ingurgitamento mamário, se não puder extrair o seu leite nesses momentos. Se não extrair o seu leite nos períodos de aleitamento corre o risco de ver o seu fornecimento de leite diminuir.
4. Aqueça o biberão sob água quente da torneira.
Aquecer o leite extraído ajudará a reproduzir a temperatura naturalmente quente do seu leite quando amamenta diretamente. Não aqueça o biberão a uma temperatura superior à temperatura corporal. Como sempre, nunca aqueça o biberão no micro-ondas. Teste sempre a temperatura do leite aquecido antes de o dar ao bebé.
5. Estabeleça uma rotina.
Segure o seu bebé numa posição vertical, junto a si, para lhe dar o biberão. Segure o biberão de forma mais horizontal do que na vertical. Incline o biberão ligeiramente de modo a que a tetina fique cheia de leite, evitando assim que o seu bebé ingira ar. A seguir, toque com a tetina suavemente na bochecha do bebé, o que poderá fazer com que instintivamente se volte para si com a boca aberta.
6. Deixe outra pessoa tentar dar-lhe o biberão.
Alguns bebés aceitam mais facilmente o biberão se for dado por outra pessoa que não a mãe. Quem der o biberão deve aconchegar-se ao bebé para manter o contacto que ele tem durante a amamentação.
7. Segure sempre no biberão.
Nunca apoie o biberão em objetos, pois poderá interferir com a deglutição do bebé, para além de diminuir a interação física, tão importante para o bebé durante o aleitamento. O seu bebé deve estar sempre ao colo quando lhe dá o biberão.
8. Dê tempo para ele arrotar.
Faça uma pausa para o bebé arrotar após cada 30 a 45 ml, ou quando o bebé empurrar o biberão ou virar a cabeça. Se ele mesmo assim continuar a empurrar o biberão, poderá estar a dizer-lhe que está satisfeito e não quer mais. Arrotar frequentemente ajuda a reduzir a probabilidade de regurgitação e de má disposição devido a gases intestinais.
9. Posições para arrotar
Sentado: sente o bebé no seu colo, segurando-lhe a cabeça e o queixo com uma mão colocada sobre a testa. Incline-o ligeiramente para a frente e esfregue-lhe as costas ou dê-lhe pancadinhas suaves.
Sobre o seu ombro: encoste o bebé contra si, na vertical, inclinando-o de modo a que esteja apoiado no seu ombro, e esfregue-lhe as costas ou dê-lhe pancadinhas suaves.
De barriga para baixo: deite o bebé no seu colo, com o peito apoiado na sua perna e esfregue-lhe as costas ou dê-lhe pancadinhas suaves.
DICA PRINCIPAL
- Sente-se confortavelmente. Coloque o bebé no seu colo, apoiando o seu cotovelo numa almofada ou no braço da cadeira.
- Troque de lado. Até o mais leve dos bebés começa a pesar após algum tempo.
- Fale e toque. Enquanto o bebé mama, fale calmamente e mantenha contacto visual.
- Seja paciente. Se o bebé não quiser o biberão, não insista. É preferível voltar a dar-lhe a mama antes que um dos dois se sinta frustrado e depois tentar introduzir o biberão na mamada seguinte. Ele acabará por não fazer distinção entre a mama e o biberão, aceitando ser alimentado por qualquer um deles.