O leite materno é realmente incrível! Sabia que a composição do leite materno se altera de acordo com a idade do seu bebé?
Isto deve-se ao facto das necessidades do bebé se modificarem ao longo do tempo para acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento. O principal nutriente que se modifica é a proteína.
No início o leite materno contém mais proteína porque as necessidades do bebé são mais exigentes para crescer rapidamente. E, mais tarde, a quantidade de proteína no leite materno vai diminuindo porque o crescimento do bebé é mais lento e as suas necessidades são menores.
Outra das razões pela qual o teor de proteína no leite materno se altera de acordo com a idade do seu bebé é pelo facto de se ajustar à quantidade de leite materno que o bebé ingere. Nos primeiros meses de vida, o seu bebé irá ingerir pequenas quantidades de leite materno, pelo que durante este período o teor de proteína por 100 ml de leite materno é mais elevado. Nos meses de vida subsequentes, o seu bebé irá ingerir maiores quantidades de leite materno, desta forma o teor de proteína por 100 ml de leite diminui, de modo a assegurar que as necessidades de crescimento e desenvolvimento do bebé são supridas.
Adaptando-se à diminuição da velocidade de crescimento do bebé, associado à diminuição das suas necessidades proteicas, o teor de proteína no leite materno evolui de forma a adaptar-se na perfeição às necessidades do bebé.
É a qualidade única das proteínas do leite materno que o tornam tão especial.
As proteínas são formadas por pequenos componentes chamados aminoácidos. Cada aminoácido desempenha um papel específico na saúde e desenvolvimento do seu bebé, e por este motivo, os aminoácidos são necessários em quantidades específicas. É a combinação dos aminoácidos, nas respetivas quantidades, que define a qualidade das proteínas. Por exemplo, a qualidade da proteína do leite materno é extremamente diferente da qualidade da proteína do leite de vaca.
Veja o vídeo e descubra tudo sobre o papel da proteína no crescimento e desenvolvimento do seu bebé.
Veja o vídeo aqui