3 semanas de gravidez
Está no princípio da viagem, já com três semanas de gravidez. Ainda não consegue ver nada, mas isso não significa que nada se passe.
Desenvolvimento do feto
O coração já bate! É apenas uma espécie de motor fraquito. O disco embrionário que é o seu bebé já possui três camadas de células que formarão as diversas partes do corpo. A ciência é algo de maravilhoso. Durante o desenvolvimento do feto, a camada interna, a endoderme, dará lugar aos órgãos do aparelho digestivo, os rins, o pâncreas e os órgãos do sistema respiratório. A camada externa, a ectoderme, formará o sistema nervoso e outros órgãos, como a pele, as unhas e os pelos. A terceira camada formará a maior parte da estrutura óssea, o coração, o trato urinário e os órgãos sexuais. No centro da mesoderme temos o notocórdio, que fará as funções de coluna vertebral provisória, e a partir do qual se formarão o sistema nervoso central, o futuro cérebro e a cabeça. Tem aproximadamente o diâmetro de um cabelo humano!
Mudanças no corpo
O período não apareceu na data prevista. No início, certamente não dá importância, mas… e se...? Decide fazer um teste de gravidez e dá positivo. Felicidades! Está prestes a iniciar uma maravilhosa aventura, uma das melhores da sua vida. Ainda não se vê nada, como é evidente, mas não tardará muito a mudar. Não se esqueça de que só tem três semanas de gravidez.
O que comer e o que não comer
Nunca foi tão importante como agora que cuide de si e da sua alimentação. A pergunta número um que se coloca é: “O que posso e não posso comer?” E logo outra questão: “Tenho de comer por dois?” Não, as mamãs grávidas não têm de “comer por dois”, no sentido de comer o dobro do habitual. Mas é necessário optar por alimentos de alta qualidade, que contenham todos os nutrientes importantes. O ácido fólico, existente nas verduras de folha verde, é importantíssimo para o desenvolvimento do feto, assim como o zinco, presente no grão integral. Basicamente, o que é bom para o seu bebé é, quase de certeza, bom para si também.
Conselhos para grávidas
Durante a gravidez, devem evitar-se alguns alimentos. Devido ao elevado teor em toxinas, o marisco cru pode implicar risco para o feto. Encare como um adeus temporário as amêijoas, as ostras cruas, o sushi e o sashimi, e até o salmão. A carne pouco passada, as aves, e os ovos crus ou pouco cozidos, podem conter bactérias que poderão ser prejudiciais para o desenvolvimento do bebé. Também deve lavar muito bem as verduras e evite maionese ou saladas temperadas com qualquer molho, assim como condimentos com ovos crus.
Estou grávida! Sinto-me feliz e preocupada ao mesmo tempo. A minha cabeça está repleta de perguntas. E isto quando o meu bebé não tem mais do que o tamanho de um grão de arroz! Uau, estou supercontente! - Sónia, 28 anos, 1 mês de gravidez
Mundo Perfeito VS Vida Real