Desenvolvimento cerebral do bebé
A proteína é de longe o mais importante para o desenvolvimento do seu cérebro do bebé.
O Desenvolvimento do cérebro do seu bebé depende de vários fatores: predisposição genética, do ambiente e da sua alimentação.
Embora existam vários nutrientes essenciais para o seu bebé, a proteína é de longe o mais importante para o desenvolvimento do seu cérebro. A proteína contribui para que o cérebro de um recém-nascido duplique em volume até aos 18 meses e triplique em tamanho até aos 2 anos de idade. Trata-se de um crescimento e aprendizagem a um ritmo elevadíssimo para um curto espaço de tempo! Estimulante para si e para o seu bebé!
O maior ritmo de crescimento do cérebro do seu bebé dá-se entre a segunda metade da gravidez até ao segundo ou terceiro aniversário do seu filho.
A esta fase dá-se o nome de “brain growth spurt” (impulso do crescimento cerebral). Ao longo deste período crítico de desenvolvimento, o cérebro cresce em tamanho e também desenvolve várias capacidades cognitivas. O córtex cerebral também se encontra em desenvolvimento nesta fase.
A maior parte das ligações sinápticas formam-se após o nascimento. No seu pico, o córtex cerebral estabelece uma quantidade espantosa de dois milhões de sinapses por segundo! Com estas ligações o cérebro do seu bebé desenvolve capacidades essenciais tais como uma visão colorida e uma ligação mais forte com os seus pais. Quando o seu bebé chegar aos 2 anos de idade, o córtex já terá mais de uma centena de triliões de ligações sinápticas.
Este padrão de ligações sinápticas no fundo espelha muito bem o ritmo de atividade do cérebro do seu bebé ao longo da sua fase de desenvolvimento. Os pais sabem da sua capacidade de influenciar o progresso cognitivo do seu bebé através de estímulos e carinho, mimos e/ou atenção mas poucos sabem da importância da alimentação neste processo, nomeadamente a proteína que tem um papel determinante no desenvolvimento cerebral.
A proteína é benéfica para regiões do cérebro que influenciam o desenvolvimento da aquisição da linguagem, a capacidade de atenção e de memória. É ao longo destes períodos de necessidades proteicas específicas, que a nutrição adequada se revela mais importante, e a má nutrição proteica poderá ser muito prejudicial para a saúde do seu filho.
Tal período ocorre após os 6 meses de idade, quando a quantidade de leite materno é de tal forma reduzida que muitos dos bebés acabam por abandonar o consumo de leite materno.
A partir deste momento os bebés começam a ficar mais dependentes de outras fontes proteicas e a escolha de proteínas adequadas torna-se um fator determinante para o desenvolvimento do cérebro. Assim estará a garantir que o seu bebé tem todas as condições para um desenvolvimento cerebral ideal.
Artigos relacionados