Viajar com o bebé
É reconhecido que viajar ajuda os jovens a desenvolverem-se e esta é a razão porque você quer que o seu bebé descubra outros locais. Uma visita perto de casa, um fim-de-semana com amigos na outra ponta do país ou férias no estrangeiro, as viagens com o seu bebé podem transformar-se rapidamente numa experiência agressiva. As nossa recomendações para umas férias livres de problemas.
Escolher o meio de transporte adequado
Cada meio de transporte tem vantagens e desvantagens e você deve tê-las em conta quando está a escolher o meio mais adequado para levar o bebé.
- Uma viagem de carro permite total liberdade enquanto estiverem a viajar e você pode fazer os intervalos que quiser. Contudo, se a viagem for longa, você pode ficar cansada e irritada, bem como o bebé o pode ficar.
- Viajar de comboio dá-lhe uma oportunidade para descansar… a menos que o seu bebé comece a chorar e você tenha de alternar com o pai para o passear pelo comboio para evitar incomodar os outros passageiros.
- Viajar de avião poupa tempo mas as esperas no aeroporto e as condições da viagem (tente mudar uma fralda na casa-de-banho do avião!) nem sempre são ideais para os mais pequeninos.
Também vai precisar de ter em conta o número de quilómetros que tem de percorrer. Se a viagem for de 300 a 500 km é melhor ir de comboio, pois será menos cansativo para si e para o bebé!
Também deve considerar as condições atmosféricas. É mais sensato não ir de carro no inverno ou durante uma vaga de calor.
Dicas para antes e durante a viagem
Para viajar com um bebé não deve fazê-lo sem preparação. Independentemente do seu meio de transporte, vai necessitar de pensar antecipadamente num número de coisas.
Viajar de carro. Para que a viagem decorra sem sobressaltos, deve viajar de noite ou partir imeadiatamente após uma refeição. Assim, o seu bebé vai adormecer tranquilamente na cadeirinha de bebé. No verão não se esqueça dos protetores solares para os vidros e evite viajar nas horas de maior calor, sobretudo se não tem ar condicionado no carro! Não se esqueça do brinquedo favorito do bebé e de levar água. Faça paragens regulares, a cada duas horas, para apanhar ar fresco e esticar as pernas.
Viajar de comboio. É o meio de transporte mais tranquilo, desde que o bebé não desate aos gritos! Leve uma seleção de brinquedos para que o bebé não se aborreça e prepare-se para passear com ele pelo corredor para o acalmar. Vista o seu bebé de uma maneira prática que lhe permita mudá-lo facilmente, uma vez que as casas-de-banho dos comboios não costumam ser muito práticas para este tipo de atividades. Quase de certeza, será possível pedir que lhe aqueçam a refeição do bebé se for necessário.
Viajar de avião. Em teoria, um bebé pode viajar de avião a partir das três semanas, mas pode pedir conselho ao pediatra para ter a certeza. Se o seu bebé tem problemas de ouvidos, nariz ou garganta provavelmente vão aconselhar-lhe evitar voar.
Quando marcar a viagem assegure-se de que avisa que vai viajar com um bebé, de modo a darem-lhe um lugar mais espaçoso.
Quando chegar o momento da descolagem, ponha o bebé a chuchar o brinquedo ou um biberão para promover a equalização da pressão nos ouvidos. Deve também assegurar-se que o seu bebé bebe líquidos suficientes durante o voo.
E não se esqueça das vacinas, sobretudo se for para regiões tropicais!
Objetos essenciais para viajar
Certifique-se, antes de partir, de que não falta nada!
- Um biberão e uma grande garrafa de água: para poder dar de beber ao bebé regularmente;
- Comida em formato de viagem: pequenos boiões fáceis de abrir e/ou aquecer. Não se esqueça das colheres;
- Fraldas, claro;
- Toalhetes, muito úteis para pequenos acidentes ou para mudar a fralda ao bebé na casa-de-banho das estações de serviço, do avião ou do comboio;
- Uma muda de roupa;
- Um casaco extra para o seu bebé não apanhar uma constipação por causa do ar condicionado;
- CDs de música para bebé para os distrair no carro;
- Um pequeno kit de primeiros socorros com tudo o que possa precisar. Peça conselho ao farmacêutico;
- … e uma boa disposição para uma viagem sem traumas.
2ª Temporada – Ep #1 O papel do pai na parentalidade moderna
Registe-se
Entre no nosso clube e receba brindes, ofertas exclusivas e conteúdos personalizados
AMOSTRAS E DESCONTOS
BRINDE DE BOAS-VINDAS
FERRAMENTAS ÚTEIS
INFORMAÇÃO PERSONALIZADA