40 semanas de gravidez
O tempo chegou ao fim! Se ainda não o fez, o seu bebé irá chegar nos próximos dias. E se não quiser sair voluntariamente, é possível que o seu médico tenha de dar um pequeno empurrão. Vai, finalmente, ser mãe! Leia mais sobre a 40.ª semana de gravidez.
Desenvolvimento do feto
Este será o parágrafo mais curto de “desenvolvimento do bebé” de toda a gravidez: o bebé está pronto para nascer! Não existem novos desenvolvimentos nem acontece nada de novo. Estão simplesmente os dois à espera do grande evento. Não se preocupe se o seu bebé não desejar abandonar a sua acolhedora barriga depois da quadragésima semana. Apenas um número muito pequeno de bebés nasce à data exata calculada. Os primogénitos, sobretudo, podem chegar um pouco tarde. O seu bebé tem direito a ir com calma durante um máximo de 14 dias antes de o médico induzir o nascimento.
Mudanças no corpo
Esta é a última semana “oficial” da gravidez. Sabe que o nascimento é um feito físico tanto para o bebé como para a mãe? O seu filho desempenha um papel importante dando pontapés contra o útero e o canal do parto e retorcendo o corpinho muito habilmente para poder sair do seu corpo. Numa demonstração de design inteligente, os dois ossos cranianos do bebé ainda não estão unidos e, desse modo, podem pressionar-se um contra o outro durante o parto. O espaço entre os ossos da cabeça do bebé fecha-se cerca de 18 meses depois do nascimento.
O que comer e o que não comer
Tem comido muito bem durante os últimos nove meses, comendo por dois mas também promovendo hábitos saudáveis, tanto para si como para o seu bebé. É importante que mantenha esses hábitos, mas não se esqueça de se mimar um pouco esta semana. Tem mais do que direito a esses mimos! Não estamos a sugerir que satisfaça todos os seus desejos alimentares, mas se lhe apetece um gelado ou um pouco de chocolate, qual o melhor momento para ceder a esse desejo do que agora? Desfrute!
Conselhos para grávidas
Imediatamente depois do nascimento, a maioria das parteiras coloca o bebé virado para baixo sobre o peito da mãe, onde se sentirá cómodo (apesar do novo ambiente) porque poderá sentir o seu calor, cheirar a sua pele e reconhecer a sua voz e os batimentos do seu coração. Esta é uma boa altura para colocar o bebé sobre a sua pele nua e aproximá-lo do peito, para que possa senti-lo e ele mamar pela primeira vez. E finalmente poderá ter nos braços o seu desejado bebé, depois de tanto esforço. É a melhor recompensa! Parabéns e os nossos melhores desejos para a sua nova vida!
Artigos relacionados