32 semanas de gravidez
Desenvolvimento do feto
Na 32.ª semana da gravidez, os ossos estão formados quase a 100% e os dedinhos já têm unhas. Muito em breve, a pele perderá o tom avermelhado e adquirirá a cor rosa tão adorável dos recém-nascidos. Nesta altura, as glândulas suprarrenais são enormes, do tamanho das de um adolescente! Segregam hormonas semelhantes aos esteroides, incluindo o cortisol (a cortisona natural), em quantidades impressionantes: dez vezes mais do que um adulto normal. O cortisol desempenha um papel muito importante. Além de ajudar a induzir o parto quando chegar a hora, também ajuda a amadurecer os órgãos, como os pulmões. Depois do parto, as glândulas suprarrenais diminuirão drasticamente de tamanho e serão proporcionais ao peso do bebé.
Mudanças no corpo
Tem notado que o seu sistema digestivo está mais lento ultimamente? Mais uma vez, pode agradecer às suas hormonas. Ajuda a melhorar a função dos seus intestinos e a melhorar a sensação geral de bem-estar comer frutos secos e outros alimentos ricos em fibra. Aproxima-se o fim! A partir de agora será sujeita a um controlo pré-natal de duas em duas semanas. Tal ajudará a garantir que tudo corre muito bem.
O que comer e o que não comer
Ainda está grávida de 32 semanas e, contudo, já se prepara para depois do parto! Esta altura é perfeita para se assegurar de que está a receber todas as vitaminas de que precisa na dieta. A delicada pele do seu bebé será posta à prova, tanto durante o parto como depois, já que deixará de estar protegida pelo líquido amniótico. As vitaminas não se armazenam e requerem uma ingestão diária através da dieta. Ao amamentar o seu bebé, este recebe todos os nutrientes que a pele e ele precisam de si. Uma dieta normal, variada e equilibrada proporciona as quantidades necessárias. Uma boa regra de ouro é que quanto mais colorida é a comida (cores naturais, não corantes artificiais!), mais vitaminas contém.
Conselhos para grávidas
Provavelmente indaga-se na sua 32ª semana de gravidez sobre o que precisa verdadeiramente para o seu bebé. Boa pergunta! Quanto à roupa, necessitará entre cinco e sete bodies, partes de cima e pijamas. Ao princípio, os bebés tendem a vomitar o leite com bastante frequência! Além disso, é possível que precise de um ou dois gorrinhos de algodão, casaquinhos de malha e uma bolsa para dormir, impermeáveis ou roupas para a neve e chapéus, conforme a estação do ano. Depois, precisará de tudo o que é necessário para que o bebé possa dormir e lhe possa dar banho, trocar as fraldas e dar de comer, além de brincar. Estes serão os artigos de primeira necessidade, ainda que, sem dúvida, a mãe seja o seu brinquedo favorito ao início. Precisará também uma boa reserva de artigos de higiene para que o bebé esteja sempre limpo. Um pequeno conselho: os bebés crescem muito rapidamente, tudo fica pequeno em pouco tempo, logo não compre demasiada roupa. E não se esqueça de uma cadeirinha de bebé para o carro: é necessário uma quando o orgulhoso papá levar os dois de volta do hospital para casa.