O meu sexto mês de gravidez
Estou grávida de 6 meses!
Como está a evoluir o meu bebé?
O cérebro do seu bebé está a desenvolver-se a um bom ritmo: à medida que o córtex cresce, os circuitos neuronais começam a estabelecer-se. De facto, o seu bebé já se apercebe dos sinais que vêm dos seus órgãos sensoriais (paladar, olfacto, etc.) e em breve vai ter a capacidade de memorizá-los, e até responder!
O seu bebé vai continuar a movimentar-se bastante no seu útero. Quando acaricia a sua barriga, ele pode até responder e procurar a sua mão. Estes são "momentos mágicos". Também começa a responder aos diversos sons que o rodeiam, e especialmente os provenientes do exterior: a música, a sua voz e também a do pai. O seu bebé é também muito sensível a sons e barulhos agressivos: é por isso importante um ambiente calmo.
Nesta fase de desenvolvimento o sistema nervoso do bebé está ainda imaturo. Cuidado, evite o excesso de estimulação. Tenha uma abordagem calma e gentil. Pode falar com o seu bebé calmamente, explicar-lhe as tarefas do seu dia, partilhar os seus sentimentos, pôr uma música calma a tocar, acariciá-lo…
O seu corpo cada vez mais se assemelha ao aspeto de bebé. Começa a tornar-se mais rechonchudo, à medida que a gordura se vai acumulando por debaixo da sua pele, para construir as reservas para o nascimento. A sua pele está completamente coberta com uma camada protetora de gordura (vernix caseosa).
Os meus bons hábitos alimentares
Agora é mais importante do que nunca que coma um pouco de tudo para permitir que o seu bebé descubra os diferentes sabores. A sua aprendizagem de sabores e cheiros começa na verdade nesta altura. As moléculas aromáticas nos alimentos que ingere chegam até ao bebé através do líquido amniótico: aproveite para partilhar os prazeres de uma boa mesa… dentro dos limites do razoável e com moderação, claro!
A sua barriga continua a crescer e pode começar a ter dificuldades em adormecer ou sofrer de insónia. Para ajudar a evitar estas situações, prefira não consumir alimentos ricos em gordura em excesso à noite.
A questão do 6º mês: como evito a azia?
O seu bebé está a ocupar mais e mais espaço na sua barriga. O resultado é que acaba por pressionar outros órgãos, especialmente o estômago, provocando o refluxo gástrico para o esófago. Lembre-se de comer devagar, dedicando mais tempo a mastigar. Evite alimentos picantes se tiver azia. Prefira refeições mais leves e faça mais um a dois snacks por dia. Beba líquidos regularmente, de preferência fora das refeições, mas evite bebidas com gelo ou com gás. Se a sua azia não desaparecer, peça conselho ao seu médico. Nunca tome medicação sem falar primeiro com o seu médico.
Para o final do 6º mês de gravidez, o seu bebé vai parecer-se com um recém-nascido: vai começar a ficar mais gordinho, e o seu cabelo e as unhas estarão formados. No que respeita a si, está agora na reta final: os últimos 3 meses antes da chegada do seu bebé. De facto, as suas aulas de preparação para o parto vão começar no próximo mês.