17 semanas de gravidez
Desenvolvimento do feto
Existem muitas novidades na 17.ª semana de gravidez. O desenvolvimento neuronal do bebé continua, tal como o amadurecimento do sistema nervoso. A pele é, todavia, muito fina e bastante transparente, pelo que os pequenos vasos sanguíneos são visíveis. Os corpúsculos do tato continuarão a aparecer por todo o corpo até à vigésima semana de gravidez. As fibras nervosas da espinal medula estão a começar a rodear-se de mielina, uma cobertura isolante feita de uma substância rica em lípidos que permite uma boa condução nervosa. O intestino do bebé continua a desenvolver-se e já está no lugar definitivo no abdómen. Tudo está como deve ser.
Mudanças no corpo
Cerre os dentes: ainda existem muitas mulheres mais velhas que contam histórias de grávidas cujos dentes caíram. Temos boas notícias: é absolutamente falso! Para algumas mulheres, a barriga de grávida já é visível. Se era muito magra, ou se teve um bebé antes, é mais provável que se note. Para outras, ninguém diria ao vê-las que esperam um bebé. É durante a 17.ª semana de gravidez que começa a custar apertar as calças e as saias, à medida que a cintura desaparece. Obviamente, nem todas as mulheres ficam contentes com estas mudanças. A melhor maneira de lidar com isto é manter-se em forma (com a aprovação do seu médico), especialmente porque a ajudará a recuperar a silhueta mais rapidamente depois do parto.
O que comer e o que não comer
As gorduras e os ácidos gordos essenciais são, como o seu nome indica, essenciais na sua dieta. Contudo, há quem possa não estar a consumir o suficiente. Estes são alguns conselhos práticos para a ingestão de gorduras. Em primeiro lugar, acrescente poucas gorduras ao cozinhar. Use apenas o azeite suficiente para untar a frigideira (regra geral, basta uma colher). Explore diferentes formas de cozinhar, como ao vapor, no forno, etc., pois ajudarão a controlar melhor o seu consumo de gorduras. Além disso, escolha azeites crus de qualidade para temperar as saladas. Alguns são fontes insubstituíveis de ácidos gordos essenciais para si e para o seu bebé, como os azeites de colza e de nogueira. Uma colher por pessoa é uma boa regra de ouro!
Conselhos para grávidas
Hoje em dia, os edulcorantes artificiais estão a ser postos em causa. Alguns estudos falam de efeitos adversos na saúde e, mais especificamente, durante o período da gravidez, mas o certo é que não existem provas de que os edulcorantes artificiais - com moderação, obviamente - sejam prejudiciais para a saúde das mulheres grávidas ou do feto. Contudo, sempre que não exista um problema de excesso de peso ou diabetes, o melhor é que consuma açúcar com moderação quando desejar adoçar um iogurte, um copo de leite, etc.. Caso opte por consumir algum edulcorante, o melhor é que consulte o seu médico.