38 semanas de gravidez
Desenvolvimento do feto
O seu bebé fará em breve a sua entrada triunfal no mundo. O sistema respiratório prepara-se para trabalhar por si só (até agora tem estado a usar o seu), ainda que os pulmões continuem a desenvolver-se depois do nascimento e os brônquios se dividam seis vezes mais. O cérebro será o órgão menos desenvolvido ao nascer, mas irá amadurecer continuamente desde o dia em que nasce até aos 18 ou 20 anos. Os circuitos irão construir-se como os de um computador (e o que é o cérebro se não um computador natural?) e o cérebro irá fortalecer-se à medida que recebe informações, com a cereja no topo do bolo representada pelas emoções. É isso que torna cada indivíduo totalmente único, com as suas próprias capacidades de entendimento e saber lidar com as situações, com um sistema de pensamento que se desenvolve gradualmente com a idade. E o seu bebé não é uma exceção.
Mudanças no corpo
Estamos certos de que imagina muitas vezes o que irá acontecer quando chegar ao hospital ou à clínica. Dependendo da iminência do nascimento, poderá estar instalada no seu quarto ou numa sala de partos, e ligada a uma máquina de vigilância. O seu parceiro terá de se limpar bem e entrará logo consigo. O anestesista irá falar consigo acerca da epidural (no caso de ter optado por ela). Não se esqueça de viver ao máximo e partilhar este momento mágico com o seu parceiro. A chegada deste novo ser, para quem ambos vão ser as duas pessoas mais importantes do mundo, é algo muito especial. Desfrute da experiência. Já o pai pode estar a sentir muitas emoções. Talvez tema sentir-se inútil. Lembre-lhe que o bebé vai nascer graças ao amor que partilham. Talvez lhe possa ensinar alguns exercícios de respiração!
Conselhos para grávidas
As cesarianas são bastante comuns por diversos motivos. Se o bebé ainda não se colocou na posição do parto, o seu médico irá perguntar-lhe se gostaria de tê-lo por cesariana. É mais dramático do que na realidade: hoje em dia, uma cesariana é uma operação rotineira. A epidural anestesia apenas a zona pélvica, pelo que se manterá desperta e consciente durante o nascimento do bebé. E a maioria dos hospitais e clínicas permitem que o seu parceiro esteja ao seu lado.
Testemunhos das mamãs
Sónia, 28 anos, 3 meses de gravidez
Está tudo pronto para a nossa nova vida. Posso dar à luz em qualquer momento! Desde já parece incrível que seja o bebé a decidir quando chegar, não é? Estou cheia de vontade de apertá-lo nos meus braços.