29 semanas de gravidez
Desenvolvimento do feto
Na 29.ª semana da gravidez, irá dar-se conta de que o bebé ocupa cada vez mais a sua barriga e não se consegue mexer demasiado devido à falta de espaço (menos mal, pois poderá mudar de casa num futuro não muito distante!). Tem os olhos abertos, mas as retinas ainda estão inativas. E já tem as pestanas compridas! Em poucas semanas, a visão irá amadurecer o suficiente até ele conseguir apreciar as mudanças de luz através da sua barriga. E quando nascer, embora ainda não tenha uma visão perfeita, poderá ver o suficiente para distinguir o seu rosto e ver os objetos situados a 50 cm.
Mudanças no corpo
Os pontapés e os batimentos do coração farão com que tenha o seu bebé muito presente. Mas, infelizmente, também lhe farão saber que está ali comprimindo os pulmões e provocando o inchaço das mãos e dos pés. É possível que já não consiga calçar os seus sapatos preferidos e que os anéis não passem da ponta dos dedos... A retenção de líquidos é muito incómoda! Como são muito mais os líquidos que circulam pelo seu corpo, no final do dia acumulam-se nas mãos e pernas. Especialmente se esteve todo o dia de pé e não conseguiu pôr as pernas ao alto o suficiente. Normalmente, o inchaço desaparece durante a noite. Se se mantém ou se se acumula de repente, informe o médico para descartar uma possível pré-eclampsia.
O que comer e o que não comer
Desde o principio da gravidez até agora, o seu volume de sangue aumentou aproximadamente 1,5 litros, o que assegura um fluxo suficiente de sangue para a placenta. Contudo, embora o volume de plasma aumente cerca de metade, os glóbulos vermelhos aumentam apenas 30%. É possível que desenvolva uma forma de anemia denominada “anemia dilucional”. É bastante normal durante a gravidez e não tem de se preocupar. Beba muita água para repor o volume total de sangue e coma alimentos ricos em ferro para estimular a produção de glóbulos vermelhos. Quando o bebé nascer, tudo voltará a ser como antes.
Conselhos para grávidas
Se sentir as pernas cansadas ou se considerar que lhe estão a aparecer varizes, não se preocupe. É possível, especialmente se tiver antecedentes familiares. As varizes podem surgir devido ao aumento natural do volume de sangue durante a gravidez, provocado pelas mudanças hormonais e o crescimento do útero. As meias de compressão ajudam a aliviar a dor, logo use-as tanto quanto possível. Por último, não se esqueça de dar um pequeno passeio todos os dias. Se a dor piorar, consulte o médico.