26 semanas de gravidez
Um dado emocionante da última semana do seu segundo trimestre: o seu bebé irá abrir os olhos pela primeira vez! Leia mais sobre a vigésima sexta semana de gravidez.
Desenvolvimento do feto
Já vai nas 26 semanas de gravidez e a cabeça do bebé mede agora mais de sete cm de diâmetro, o tamanho de uma laranja pequena, e pesa cerca de 900 gramas. O seu corpo está cada vez mais gordinho graças à gordura que tem vindo a acumular gradualmente sob a pele para ter reservas ao nascer. O cabelo e as unhas já estão desenvolvidos e, debaixo das gengivas, os futuros dentes estão cobertos de esmalte. O bebé já desenvolveu bem o reflexo de agarrar e consegue segurar no cordão umbilical. Por vezes, brincalhão, puxa-o para trás e para a frente. Não se preocupe, isso é perfeitamente normal e não há perigo algum!
Mudanças no corpo
Por fim chega a noite. Está prestes a ir dormir mas... não o bebé! “Por que não se mexe nada? Onde está o agradável movimento de balanceamento? Bom, então mexo-me eu, sozinho!” - parece dizer o bebé, começando a fazer sentir a presença dele logo quando você quer dormir. Para o pai não há problema, já que ele gosta de sentir o movimento do bebé, mas para si não é assim tão fácil. Não é de estranhar que agora se sinta, por vezes, cansada! À medida que o seu corpo muda e a barriga se torna cada vez maior, é mais difícil encontrar uma posição agradável para dormir. É provável que já não consiga dormir de barriga para baixo. Mas também não deve dormir de barriga para cima porque o útero pode exercer pressão sobre a veia grande das costas e obstruir o fluxo de sangue. A posição mais conveniente para dormir durante as próximas semanas é de lado. Coloque uma almofada entre os joelhos para que seja um pouco mais cómodo.
O que comer e o que não comer
Se sofre de refluxo e acidez no estômago à noite, eleve um pouco a cabeça colocando uma almofada. Além disso, tente que o jantar seja leve. Tenha cuidado com as gorduras, que podem abrandar a digestão e acentuar os problemas digestivos, provocando distúrbios do sono. Se optar por um jantar demasiado leve, terá fome à noite. Também pode comer algo ligeiro uma hora antes de se deitar, como pão com marmelada e uma porção de um produto lácteo ou um pouco de fruta. Desfrute do jantar na cama! Não hesite em ir para a cama com um tabuleiro se estiver verdadeiramente cansada à noite.
Conselhos para grávidas
Tal como ultimamente sente que a sua barriga está cada vez maior, o bebé também sente que tem cada vez menos espaço. As felizes cambalhotas na piscina de líquido amniótico têm os dias contados. Por este motivo, não se preocupe se o seu bebé se mexe um pouco menos do que antes. Porém, se não sentir qualquer movimento do bebé durante um longo período de tempo (cerca de 8 horas), consulte de imediato o médico para garantir que está tudo bem.
Artigos relacionados