Gravidez: artigos, receitas para grávidas e ferramentas úteis
Artigo
Adicionar este post aos favoritos

24 semanas de gravidez

Já sente como o bebé reage aos ruídos e às suas carícias? Até ao final do segundo trimestre é quando começa a acontecer, por isso esteja atenta. Leia mais sobre a vigésima quarta semana de gravidez.

3min ler Jul 25, 2017

Desenvolvimento do feto

feto 24 semanas

Na medida em que as ligações do cérebro do bebé recebem melhor os sinais dos seus órgãos sensoriais recetores, cada vez armazena mais experiências sensoriais, como os sabores de alimentos e odores. E mais ainda: está a começar a reagir de verdade aos sons. Já está acostumado ao seu ambiente sonoro (os batimentos do seu coração, a sua respiração, até os ruídos do seu estômago) e consegue distinguir este barulho interior de todos os novos sons de fora, como a música, a sua voz e a do pai, além de todos os outros ruídos menos agradáveis (é um bebé muito preparado!). Por isso mesmo, fale com ele. Diga-lhe o que está a fazer, a ver, a ouvir e até a sentir. Desde o nascimento, o bebé reconhecerá a sua voz, a do pai e talvez até a música que você gosta de ouvir durante a gravidez.

 

Mudanças no corpo

feto 24 semanas

A mamã ri-se: genial! Sabe que o bebé está cada vez mais consciente de como se sente? A sua perceção está bastante bem desenvolvida, além de todos os demais desenvolvimentos físicos mais óbvios. Quando se sente feliz, o bebé desfruta da sua felicidade, partilha dela. Quando se sente com stress, o bebé pode sentir a sua agitação. Tente não se sobrecarregar demasiado, no trabalho, em casa ou durante o seu tempo de lazer. Embora esteja em plena forma, tente descontrair-se de vez em quando. É certo que ninguém pode manter a calma em todas as alturas, mas uma mamã descontraída é o que o seu querido bebé mais quer.

 

O que comer e o que não comer

Esta é uma boa altura para comprovar a fundo se está a fazer tudo o que é possível para obter ferro suficiente na dieta. Por que é importante? Se a sua dieta não for suficientemente rica em ferro, as necessidades do bebé estarão sempre satisfeitas, mas o ferro será extraído das suas reservas, o que significa que corre o risco de sofrer de anemia. E não apenas durante a gravidez : a anemia pode exacerbar-se com o parto. Os alimentos ricos em ferro são a carne vermelha, o fígado, as lentilhas e as gemas de ovo. Em alguns casos, o médico pode receitar um suplemento de ferro, mas não comece a tomar menos do que o recomendado. Não se automedique durante a gravidez!

 

Conselhos para grávidas

Agora, já toda a gente consegue ver que vai ter um bebé. Muitos não resistem a fazer previsões sobre se será uma menina ou um menino com base na forma da barriga. Ainda que muita gente acredite que a forma da barriga determina o sexo do bebé (uma barriga alta significa que é uma menina, se está baixa, à altura das ancas, que é um menino; ou alguma variação deste tipo), trata-se apenas de uma crença completamente infundada. É coisa de avós! As previsões podem ser divertidas mas se deseja realmente saber o sexo do bebé, pergunte ao médico durante a ecografia.


Testemunhos das mamãs

Sónia, 28 anos, 6 meses de gravidez
Hoje foi um dia fantástico: a reunião que tive correu muito bem e, quando voltei para casa, o meu parceiro olhou para mim e disse-me: “Estás tão bonita”... Resultado: estou completamente eufórica! Não serão, por acaso, as hormonas?