Sinais típicos das cólicas
Há já alguns dias, o seu adorável pequenino bebé, que a habituou a admirar-se com a sua natureza calma e com o crescimento regular, chora repetidamente ao longo do dia e muitas vezes durante a noite. Está mais irritável do que o normal e está inconsolável na sua "infelicidade". E ainda por cima, esta "infelicidade" está a fazer com que o seu bebé produza gritos lancinantes que você nunca tinha ouvido e não imaginava, nem no mais louco dos seus sonhos, que fossem possíveis! Combinado com o seu cansaço, sente cada vez mais dificuldade em lidar com esta mudança súbita de atitude. Numa palavra, você está assustada! Isto é normal.
Você deve, claro, consultar um profissional de saúde, mas o que o seu bebé está a sentir são – quase de certeza – cólicas. Boas notícias: a saúde do seu bebé não está em perigo. Em segundo lugar: só vai durar algumas semanas!
O que são as cólicas?
Dores de barriga, intensas e frequentes. O seu bebé chora, está agitado (não para de se contorcer) e tem gases. De acordo com estatísticas, quase 20 % dos bebés, tanto amamentados como alimentados com leite infantil, entre as 2 semanas e os 3-4 meses sofrem de cólicas. As cólicas não devem ser confundidas com diarreia, mesmo quando as fezes são abundantes e, nalguns casos, frequentes. Podem existir várias causas para as cólicas: um sistema digestivo ainda imaturo e "nervoso", ansiedade dos pais sentida pelo bebé, alimentação excessiva, intolerância ao leite infantil ou mudanças demasiado frequentes de tipo de leite infantil. Se o seu bebé tem os sintomas que descrevemos acima há já vários dias, marque uma consulta com o médico dele para que possam confirmar se são realmente cólicas.
Causas das cólicas no bebé
As causas exatas não são conhecidas. Como a cólica não é diagnosticada em bebés mais crescidos, pode estar relacionada com a imaturidade do sistema digestivo dos bebés pequenos. Os seus intestinos amadurecem naturalmente à medida que ele cresce. Alguns especialistas sugeriram também que o choro em excesso da cólica está relacionado com a quantidade e tipos de bactérias amigas presentes nos intestinos do bebé.
Na verdade, diversos estudos revelaram que os bebés que receberam um suplemento probiótico específico, o Lactobacillus reuteri, tinham tempos de choro reduzidos quando comparados com bebés que não tomaram esse probiótico. Mas não é preciso parar de amamentar, porque o Lactobacillus reuteri está presente no leite materno!
Por outro lado, poderá não haver quantidade suficiente da enzima lactase para digerir a lactose. Como efeito, a lactose é transformada em gases, causando distensão do cólon e dor ao bebé.
Se suspeita que o seu bebé está com cólica, aconselhe-se junto do seu profissional de saúde.
Como aliviar as cólicas?
Aqui fica uma lista de coisas que pode experimentar para ajudar um bebé com cólicas:
-
Pegue no bebé ao colo quando ele estiver a chorar muito.
-
Pegue nele direito durante as sessões de alimentação para evitar a acumulação de gases.
-
Ponha o seu bebé a arrotar durante e após cada sessão de alimentação para evitar dores de cólicas.
-
Peça ao seu médico para analisar a sua técnica de alimentação.
-
Experimente dar um banho quente ao bebé para o relaxar
-
Experimente fazer uma massagem abdominal muito suave com dois dedos, usando movimentos no sentido dos ponteiros do relógio e um pouco de óleo de bebé ou azeite.
-
Experimente diferentes posições de bruços, por exemplo, "super bebé", para ajudar a aliviar a pressão sobre a barriga do seu bebé.
-
Experimente embalar gentilmente o bebé sobre o seu ombro para incentivar a que os gases acumulados consigam soltar-se, e encoste-o ao peito para ouvir o som do seu coração.
-
Experimente usar um ruído de fundo suave, como a TV ou a rádio, e sons de música reconfortante e calmantes.
-
Experimente embalar o seu bebé no berço ou alcofa.
-
Experimente empurrar o seu bebé no carrinho de bebé.
-
Fale com o seu medico sobre os probióticos s— a investigação mostra que o L. reuteri pode causar uma sensação de alívio, equilibrando a população de bactérias nos intestinos do seu bebé.
-
Fala com o seu profissional de saúde sobre a sua alimentação— a investigação mostra que um pequeno número de bebés que são amamentados mostraram melhorias quando a mãe seguia uma dieta pobre em alergénios.
-
Tente manter-se calma — as cólicas costumam melhorar por si próprias quando o bebé tem cerca de três ou quatro meses e geralmente desaparecem por volta dos seis meses.
-
Alterne com os seus amigos e familiares na tentativa de aliviar o bebé com cólicas, para que consiga fazer uma pausa.
-
Se continuar preocupada com o facto de o seu bebé chorar muito, contacte o seu médico, pois este está na melhor posição para a ajudar e tranquilizar.