Vacinas do bebé – dicas para os pais
Hora da vacinação — glup! As primeiras vacinas do bebé podem ser incómodas para os pais e os bebés. Se estiver ansiosa, o seu bebé pode captar as suas emoções, por isso tente manter a calma. Leia as nossas dicas sobre o que pode esperar.
Dicas para os pais
- Assim que o bebé for registado junto do seu médico, deverá receber lembretes das vacinações do bebé.
- A vacinação do bebé é dada às 8 semanas, 12 semanas, 16 semanas, 1 ano, 2 anos e 3 anos.
- O seu bebé receberá vacinas contra as doenças infeciosas mais comuns, tais como: difteria, gripe, Hemophilus influenzae tipo B (Hib), hepatite B, sarampo, meningite B, meningite C, papeira, pneumonia pneumocócica, poliomielite, rotavírus, rubéola, tétano, tosse convulsa (pertussis).
- Terá de levar os registos de vacinação do seu bebé (em alguns países é um livro vermelho) para cada consulta, para que a enfermeira possa registar os detalhes da vacina que o bebé recebeu.
- Vista o bebé com roupas largas que sejam rápidas e fáceis de despir e vestir novamente.
- Se o seu bebé tem menos de 12 meses, a vacina é geralmente administrada na coxa, por isso, calças largas ou um vestido são o ideal.
- Chegue à clínica com bastante tempo de antecedência — não quer ser apressada nem ficar stressada.
- Certifique-se de que informa a enfermeira se o seu bebé tem estado febril, com vómitos ou diarreia, pois a vacinação pode ser adiada alguns dias.
- Leve uma lista de perguntas para a consulta, pois a enfermeira irá explicar-lhe o programa de vacinação e responder a quaisquer dúvidas que possa ter.
- Ser-lhe-á pedido para sentar-se com o bebé ao colo, mexendo o menos possível as pernas.
- A vacina é administrada com uma agulha pequena — provavelmente, o seu bebé irá chorar de imediato, pelo que a amamentação ou um biberão podem proporcionar algum conforto, ou pode tentar distraí-lo com um pequeno brinquedo.
- As vacinas são administradas por injeção, spray nasal ou gotas orais, dependendo do tipo de vacina.
- As vacinas são administradas por injeção, spray nasal ou gotas orais, dependendo do tipo de vacina.
- Todos os medicamentos, incluindo as vacinas, podem ocasionalmente causar efeitos colaterais — provavelmente serão ligeiros, podendo incluir febre ligeira e algum inchaço e vermelhidão no local da injeção. Caso esteja preocupada com algum sintoma, fale com o seu médico.
- O bebé poderá receber mais de uma vacina em cada consulta, dependendo do esquema de imunização.
- Geralmente, o médico ou as enfermeiras trabalham bem em conjunto para garantir que as vacinas são administradas da forma mais rápida e indolor possível.
- É provável que lhe peçam para ficar na clínica durante cerca de 10 minutos após a administração da vacina, apenas para ter certeza de que o bebé está bem e não apresenta efeitos colaterais significativos.
- Se o bebé ficar com febre, trate-o imediatamente com bastantes líquidos, mantendo-o fresco, e baixe a temperatura com paracetamol para crianças. A enfermeira aconselhá-la-á sobre o que deve fazer.
- A vacinação da meningite B é administrada às 8 semanas, 16 semanas e 1 ano. É mais provável que o bebé fique com febre devido a esta vacinação, por isso, o seu médico pode recomendar dar paracetamol para crianças ao bebé após esta vacina.
- Alguns bebés podem ficar um pouco doentes após as vacinas e precisarão de ser acalmados à noite. Tente assegurar que não tem nada planeado para o resto do dia, para lhe dar mais atenção e carinho.
O Programa Nacional de Vacinação
Desde 1965 que a vacinação universal, principalmente em crianças até aos 9 anos, está acessível a todos as pessoas que vivem em Portugal. Abaixo, confira o calendário de vacinação em Portugal desde o nascimento do seu bebê.
IMPORTANTE: Consulte o Programa Nacional de Vacinação mais atualizado clicando aqui.
#2 A vida em casal com filhos