ESTÁ A PENSAR AMAMENTAR? ALGUMAS MEDIDAS PRÁTICAS PARA TOMAR ANTES E APÓS O PARTO
Como sabe, o leite materno constitui o melhor alimento para o bebé até aos 6 meses, e até mesmo após a introdução de outros alimentos. Se souber o que esperar após o parto, conseguirá conceber uma estratégia mental para poder desfrutar de cada momento em que amamenta e cuida do seu bebé.
Apresentamos-lhe algumas dicas para que possa começar bem:
ANTES DO PARTO
- Reúna apoio. Reúna o maior número de apoiantes da amamentação que puder, tal como o seu parceiro, amiga, mãe, irmã ou qualquer pessoa que a irá encorajar a amamentar à medida que vai obtendo mais conhecimentos sobre o assunto.
- Fale da amamentação com o seu médico. Transmita ao seu médico assistente ou à enfermeira a sua intenção de amamentar e procure informação sobre os serviços de apoio ao aleitamento materno que existem, agora e após o nascimento do seu bebé.
- Procure cuidados pré-natais em relação à mama. Fale com o seu médico sobre as alterações que irá sentir nas mamas, de cirurgias anteriores nos seios, de questões hormonais (incluindo problemas de tiróide ou diabetes) e de qualquer outra questão de saúde que pensa poder estar relacionada com a amamentação. Esta conversa poderá prepará-la para a amamentação e ajudá-la a gerir situações especiais.
- Informe-se junto do hospital onde irá ter o bebé sobre os procedimentos de amamentação que existem em relação aos recém-nascidos. Veja se consegue ter a visita de uma conselheira em aleitamento materno qualificada antes de ter alta hospitalar.
- Compre uma bomba extratora de leite materno. As bombas extratoras de leite materno surgem como um método alternativo de extrair o seu leite quando o bebé é incapaz de mamar diretamente na mama, o que acontece quando retomar a sua atividade profissional ou académica, por exemplo. Escolha o tipo de bomba de acordo com a frequência de utilização que irá ter. Desde bombas manuais a preço razoável para uma utilização ocasional a bombas elétricas mais eficazes, mas também mais dispendiosas, passando pelas bombas duplas para um uso continuado e frequente, tem muito por onde escolher. Perceba como limpar cuidadosamente a sua bomba já que terá de efetuar esse procedimento antes de a usar pela primeira vez e também após cada utilização, de modo a reduzir os riscos de contaminação por bactérias para o seu bebé.
- Relacione-se com a comunidade. Procure e assista a um curso pré-natal sobre amamentação ou a reuniões de grupos de apoio à amamentação. Ficará assim com uma ideia do que espera por si e estabelecerá um contacto com possíveis recursos futuros.
- Coloque uma listagem na sua mala para a maternidade. No meio das camisas de dormir e dos chinelos, coloque uma listagem de questões relacionadas com a amamentação para debater com a equipa do hospital. Apresentamos-lhe mais abaixo um exemplo de listagem que poderá preparar.
QUANDO DER ENTRADA NO HOSPITAL
- Informe a equipa hospitalar do seu desejo de amamentar. Peça à enfermeira que a acompanhar antes e após o parto para informar o berçário de que irá amamentar o seu bebé.
- Faça constar a amamentação no seu processo. Peça que o seu bebé permaneça sempre consigo no quarto e faça constar no seu processo que o seu bebé não deve receber nenhum leite artificial, salvo indicação médica. Se estiver separada do seu bebé, este deverá vir para junto de si aos primeiros sinais de fome.
- Peça o aleitamento materno exclusivo. Peça para que não seja dado nenhum suplemento de leite artificial ao seu bebé, salvo indicação médica.
- Peça para falar com uma conselheira em aleitamento materno. A conselheira em aleitamento materno poderá ajudá-la com a posição, com a pega e com outras questões que possa ter antes de ter alta hospitalar.
APÓS O NASCIMENTO DO SEU BEBÉ
- Amamente logo que possível. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a mãe amamente tão cedo quanto possível após o parto, de preferência na primeira hora. O seu bebé pode assim beneficiar logo de proteínas de fácil digestão, vitaminas e minerais, bem como de anticorpos de proteção presentes no colostro, o líquido translúcido e amarelado secretado pelas mamas até à transição para o leite maduro, que ocorre nos 2 a 3 dias seguintes.
- Pratique o contacto pele a pele. Informe a equipa de profissionais que a assiste durante o parto do seu desejo de colocar o bebé sobre o seu peito, num contacto pele a pele, logo após o nascimento e até ao fim da primeira mamada. Faça isso tantas vezes quanto puder durante os primeiros meses para ajudar o seu bebé a ter mamadas tranquilas e ajudá-la, a si, a ter uma boa produção de leite.
- Amamente quando o bebé tiver fome. Amamente o seu bebé sempre que ele estiver com fome, o que deverá corresponder a pelo menos 8 a 12 mamadas num período de 24 horas.
- Ofereça as duas mamas. Amamente de ambas as mamas para igualar a produção de leite materno nas suas mamas. Deixe o seu bebé esvaziar uma mama antes de lhe oferecer a outra. Se ele recusar a segunda mama, comece por oferecer essa ao próximo sinal de fome.
- Não se preocupe com limites de tempo. É melhor não definir um limite de tempo para a mamada, mas sim deixar o seu bebé mamar até se sentir satisfeito. Alguns bebés são rápidos a comer; outros, nem por isso.
- Esteja atenta a sinais de fome. É melhor não esperar que o seu bebé comece a chorar para lhe dar de mamar. Em vez disso, esteja atenta a sinais de fome, tal como um aumento da vigilância, o reflexo de busca e preensão (à procura de um mamilo) ou o reflexo de sucção.
- Após uma cesariana. Mesmo que o seu bebé tenha nascido de cesariana, continua a ser importante que o amamente logo que possível. Poderá achar a posição “em bola de râguebi” mais confortável, pelo facto de exercer menos pressão na sua cicatriz. (Imagine a forma como um jogador de râguebi agarra na bola – é essa a ideia).
ANTES DE SAIR DO HOSPITAL
- Peça a opinião de um profissional. Peça a uma conselheira em aleitamento materno para observar a sua amamentação e fazer sugestões.
- Aprenda a extrair o leite manualmente. Extrair o seu leite de forma manual poderá ser o quanto basta para aliviar a tensão da mama se esta estiver muito cheia, principalmente no momento de passagem do leite de transição para o leite maduro, nos 2 a 3 dias a seguir ao parto. Isso irá facilitar a pega do seu bebé.
- Tome nota dos nomes e números de telefone. Obtenha o nome e número de telefone dos profissionais de saúde do hospital especializados em amamentação que poderá contactar para pedir conselhos ou colocar as suas dúvidas após o seu regresso a casa com o bebé.
EM CASA
- Ligue para colocar as suas perguntas. Se tiver dúvidas ou perguntas sobre a amamentação, peça orientação ao seu médico, a uma conselheira em aleitamento materno, ou até mesmo a uma amiga ou familiar que tenha sido bem sucedida com a amamentação.
- Não hesite em pedir ajuda assim que sentir dor ou desconforto ao tentar amamentar.