0-4 meses
Artigo
Adicionar este post aos favoritos

Regurgitação no bebé: é grave?

A regurgitação é frequente nos primeiros meses de vida de um bebé. Veja aqui como distinguir o refluxo de regurgitação e dicas de como dar mais conforto ao seu bebé. 

3min ler Maio 12, 2017

Bebés e refluxo - regurgitação 

Estas regurgitações – também chamadas de bolçar – são inofensivas na maioria dos casos. Não há pois necessidade particular de preocupação. Você deve ser paciente e simplesmente esperar até à diversificação alimentar (quando começar a introduzir as papas e purés na alimentação do bebé) e até que o seu bebé passe a ter posições mais verticais, ambas capazes de resolver o problema. Até lá, aqui fica um resumo das algumas medidas eficazes que pode usar. 

 
Como distinguir refluxo de regurgitação 

No caso da regurgitação, a rejeição indolor depois de uma refeição é o resultado do  regresso do conteúdo gástrico ao esófago, sem consequências para o crescimento do seu bebé. As causas: o seu bebé comeu demais e está simplesmente a deitar fora o excesso; ou o sistema digestivo dele é ainda imaturo e o esfíncter (ou válvula) que separa o estômago do esófago ainda não funciona bem. 

Se o seu alegre pequenino vomita o leite regularmente durante o dia e à noite, pode ter  refluxo gastro-esofágico  ligado a inflamação da mucosa, a hiperatividade gástrica ou a uma possível alergia às proteínas do leite de vaca. O resultado é que o seu bebé tem dor e você, como mãe, sente-se perdida quanto ao que deve fazer. Procure, sem demora, conselho de um profissional de saúde. 

 

Sintomas: 

  • O bebé regurgita com regularidade após a refeição. 

  

Dicas para garantir o conforto do seu bebé: 

  • Faça de cada refeição uma ocasião tranquila e relaxante; 

  • Amamente mais frequentemente o seu bebé e reduza a quantidade ingerida; 

  • Faça o bebé arrotar 2 ou 3 vezes durante cada mamada, para evitar que acumule ar no estômago; 

  • Evite uma grande pressão sobre a pequena barriguinha do seu bebé; 

  • Certifique-se de que a fralda e as roupas não se encontram demasiado apertadas; 

  • Lembre-se de colocar sempre o bebé a arrotar após cada refeição. Não o deite de seguida, coloque-o numa posição semideitado; 

  • Para melhor aconselhamento consulte o seu profissional de saúde. 

  

Na prática, o que posso fazer? 

Se o seu bebé regurgita frequentemente, você tem de tomar certas medidas. 

  • Em termos de  alimentos, o seu pediatra é que deve decidir, caso seja necessário, peça ao seu profissional de saúde aconselhamento para a mudança de leite infantil caso se justifique. Existem leites especiais com o fim de abordar estas questões nutricionais. (leites especiais "anti-refluxo" ou "confort"). Se o seu bebé é um comilão: quebre as refeições, reduzindo a quantidade de leite em cada refeição e adicionando um biberão extra ao longo do dia. Está à procura de informação sobre diferentes leites infantis para bebé? Siga o nosso guia! 

  • Para o bem-estar do seu bebé, há algumas precauções que pode tomar para o ajudar a sentir-se melhor. Esta não é provavelmente a melhor altura para abanar o bebé para cima e para baixo a brincar aos aviões, mas um arroto irá provavelmente ajudar. Tente também pô-lo a dormir com a cabeça ligeiramente elevada (colocando, por exemplo, uma toalha por baixo do colchão). Não se esqueça também que se a fralda estiver muito apertada, pode estar a apertar a barriguinha do bebé. 
     

Se nada funcionar e o seu bebé continuar a regurgitar regularmente e a chorar, há medicamentos disponíveis para ajudar a aliviar o desconforto. Peça conselho ao profissional de saúde que segue o seu bebé.