Guia de jogos para o seu bebé de 6-8 meses
Brincar com o seu bebé não só é divertido, como o ajuda a desenvolver as aptidões que são a base para uma infância ativa. Por isso, desligue a televisão, guarde o smartphone e esqueça as suas tarefas diárias—é altura de interagir e aproveitar aquele momento especial com o seu bebé!
Cada bebé se desenvolve-se de uma maneira e a um ritmo únicos. Certifique-se sempre que o seu bebé tem a força e aptidão necessárias para a atividade que escolher.
Experimente estes cinco jogos de bebé, para começar…
1. Vai, e volta…
O quê? Rolar uma bola de um para o outro
Como? Se o seu bebé se consegue sentar sem apoio, sente-se de frente para ele com as pernas dos dois em ‘V’. Faça rolar uma bola mole na direção dele e tente que ele a agarre. Assim que ele perceber como se agarra a bola, peça-lhe para a atirar de volta para si.
Porquê? Pratique estar sentado sem apoio (uma aptidão que muitos bebés dominam entre os sete e os nove meses). Também fortalece a região central do bebé, e melhora a coordenação olho-mão.
2. Palmas para o artista
O quê? O clássico "palminhas", mas a acompanhar música
Como? Comece por se sentar de frente para o seu bebé (ou ajude a apoiá-lo até ele ter força suficiente para se sentar sozinho) e bata palmas. Se ele não a imitar logo, pegue nas mãos dele suavemente e mostre como se bate palminhas. Depois, segure nas mãos dele e bata palmas contra as suas, enquanto canta uma canção com batida. Não importa o que canta—cantiga infantil clássica, música pop moderna ou qualquer coisa que está a inventar no momento—desde que tenha um ritmo marcado.
Porquê? Ajuda a melhorar a coordenação e os bebés costumam adorar música e ritmo. Um estudo recente revelou que os bebés reagem fisicamente à música e a sons ritmados desde muito pequenos.
3. Olha quem está de pé!
O quê? Fazer o seu bebé saltitar em pé
Como? Sentado numa cadeira ou sofá, segure o seu bebé firmemente por baixo dos braços e ponha-o de pé em cima dos seus joelhos (apoie a cabeça dele se for necessário). Deixe-o saltitar suavemente, ou agachar para baixo e para cima, para ele descobrir a sensação de apoiar o seu peso nas pernas.
Porquê? Entre os sete e os nove meses, muitos bebés já conseguem suportar o seu peso sobre as pernas quando os segura de pé. Estes jogos de bebé ajudam a fortalecer as pernas para quando ele começa a aprender a levantar-se sozinho e andar com apoio.
4. Acerta na caixa
O quê? Atirar/colocar brinquedos numa caixa e voltar a esvaziar
Como? Pegue numa caixa de plástico vazia, ou num balde, e coloque no chão. Sente-se com o seu bebé a uma distância pequena (dê apoio se for necessário), com um monte de brinquedos moles ao lado dos dois. Pegue num brinquedo e atire para dentro da caixa, e encoraje o seu bebé a fazer o mesmo. Quando estiver bem cheia de brinquedos, ele vai adorar esvaziar a caixa e começar de novo.
Porquê? Imitar movimentos ajuda a desenvolver aptidões motoras e mantém o seu bebé ativo. Esta brincadeira Estes jogos de bebé também ajudam a melhorar a capacidade do seu bebé de alcançar brinquedos a partir de uma posição sentada.
5. Macaquinho de imitação
O quê? Imitar as suas ações
Como? Deite o seu bebé de costas e encoraje-o a repetir os gestos que fizer: faça adeus com os braços, abane a cabeça, ou faça caretas com graça. Faça um elogio sempre que ele a imitar e repita a mesma ação, com gestos mais exagerados.
Porquê? Pode ajudar a fortalecer os músculos da região central e melhorar a coordenação motora.
Compromisso de brincar (e passe ao seguinte!)
Está preparada para um desafio? Agora que leu sobre a importância de ser ativa e de brincar/jogar com o seu bebé, faça o compromisso do Programa de Nutrição Primeiros 1000 Dias em como vai desligar os ecrãs e tentar fazer estes cinco jogos nos próximos cinco dias. Torne o tempo de atividade do seu bebé na melhor parte do seu dia-a-dia! Quando acabar, passe ao seguinte: desafie cinco amigas a fazerem o mesmo compromisso. Se cada uma delas por sua vez desafiar mais cinco, e assim sucessivamente, até repetir 10 vezes, terá desafiado o equivalente a cinco vezes a população de Portugal a passar mais tempo a brincar com os seus bebés.
Artigos relacionados