Muito tempo com o bebé ao ecrã é mau?
Sabia que? Mesmo quando o seu bebé é muito pequeno, o tempo que passa em frente a um ecrã pode ter impacto nos seus níveis de atividade e sono.
Na forma de smartphones, tablets, TVs, consolas de jogo e computadores, os ecrãs estão por todo o lado nas nossas vidas, e a tecnologia de ecrã tátil torna fácil a interação com eles até para um bebé pequeno.
Pode achar que ter acesso a ecrãs desde tenra idade não é grande motivo de preocupação. No entanto, os estudos sugerem que demasiada TV ou tempo em frente a um ecrã pode levar a menor atividade e, eventualmente, a um ganho de peso pouco saudável ao longo da infância. Por esta razão, as associações médicas, incluindo a American Academy of Pediatrics, aconselham contra o uso destes meios por crianças menores de dois anos de idade. Assim, pode ser melhor agir agora para limitar o tempo em frente ao ecrã do seu bebé e encorajar nele hábitos ativos e saudáveis que podem durar toda a infância e mais além.
Passe um tempo de qualidade mais ativo
O bebé ao ecrã pode interferir com a quantidade de tempo que eles passam a interagir com os pais e a mexer-se. Se está frequentemente a olhar para um ecrã, é provável que o seu bebé o venha a fazer também. O tempo que passam em frente ao ecrã pode acabar por ocupar o lugar do tempo que passam a fazer atividades juntos.
Um estudo recente revelou que os cuidadores infantis acreditavam que os bebés só precisam de menos de uma hora de atividade por dia, quando, na verdade, as recomendações são que tenham pelo menos 90 minutos de atividade todos os dias. Ter uma rotina diária que inclua brincadeiras interativas encoraja o desenvolvimento físico do seu bebé, reforçando os músculos e melhorando a coordenação—aptidões necessárias para gatinhar e, um dia, conseguir ficar de pé e caminhar. Introduzir atividades no dia-a-dia não só é divertido, como ajuda a criar hábitos saudáveis para o futuro.
Pais com privação de sono também vão gostar de saber que o tempo passado a olhar para ecrãs pode afetar tanto o sono noturno como as sestas que ele faz ao longo do dia, e ainda fazer com que ele demore mais tempo a adormecer e passe menos tempo a dormir. Por isso, desligue os ecrãs para que ambos comecem a dormir melhor.
Artigos relacionados