Amamentar para principiantes - PARTE 4: Amamentar em público
Agora que domina a amamentação no conforto de sua casa, é altura de sair e dar umas voltas!
Para lá dos enormes benefícios de amamentar para a saúde dos dois, dá imenso jeito. Tudo o que precisa é de si, do seu bebé, e de algumas dicas para a ajudar a sentir-se confortável sempre que amamenta em público. Praticar em casa vai dar aos dois a oportunidade de se sentirem confortáveis com a amamentação. Assim que apanhar o jeito a fazer e tirar a pega, vai ser capaz de o fazer sem sequer ter de pensar nisso. Alguns profissionais de saúde recomendam que espere seis a oito semanas após o nascimento antes de expor o seu bebé a grandes multidões, por isso, tem muito tempo para aperfeiçoar as suas técnicas.
O essencial para amamentar em público com sucesso é ter confiança:
Reforço de confiança 1:
Em alguns países, existe o direito de amamentar em público. Sinta orgulho por dar ao seu bebé o melhor.
Está a dar a melhor nutrição ao seu bebé ao amamentar quando ele tem fome e, em alguns países, a lei protege o seu direito de amamentar em público. Se está longe de casa, escolher um lugar que lhe seja familiar ou amamentar com outras mães, pode ajudá-la a sentir-se mais confortável.
Reforço de confiança 2:
Amamentar é só alimentar um bebé com fome. Tão simples como isso.
Algumas mães podem sentir-se embaraçadas, ou recear uma reação negativa da parte de outras pessoas, quando estão a amamentar. Tente ver o ato de dar de mamar em público simplesmente como dar de comer ao seu bebé com fome. Pode demorar alguns minutos a sentir-se descontraída, mas isso é muito comum. Um estudo aprofundado sobre amamentação em público revelou que a maioria das mães ficaram surpreendidas ao perceber que recebiam muito poucos, ou nenhuns, comentários negativos ou olhares enquanto davam de mamar aos seus bebés em lugares públicos.
Reforço de confiança 3:
Amamentar é a maneira mais natural de nutrir o seu bebé – e a que lhe dá a melhor nutrição!
Se não estiver a sentir-se confiante, lembre-se que está a fazer o que é melhor para o seu bebé. E está a criar um laço único com ele ao mesmo tempo que lhe fornece a fonte de nutrientes perfeita.
Reforço de confiança 4:
Os seus seios foram desenhados a pensar na alimentação do bebé. Acredite no seu corpo.
Sente-se insegura? Peça conselhos a outras mães que estão a amamentar – pode mesmo convidar uma para se juntar a si da primeira vez que amamentar fora de casa. Use roupas que permitam um acesso fácil aos seus seios e pense também em utilizar uma cobertura para amamentar, um xaile de amamentação ou um porta-bebés se isso ajudar os dois a sentirem-se mais confortáveis.