Artigo
Adicionar este post aos favoritos

Sudamina: Bebé com alergia do calor

Durante o verão, e com o consequente aumento das temperaturas, a delicada pele dos nossos bebés pode ficar afetada. Com o calor, produz-se um excesso de transpiração. Como a sua pele ainda não está preparada, podem aparecer reações cutâneas como a sudâmina. Esta é uma causa frequente de medo e stress em muitos pais. Saiba como pode identificar, prevenir e tratar esta condição!

 

3min ler Set 6, 2023

O que é a sudamina?

A sudamina é um exantema (erupção cutânea), que afeta a pele dos bebés e crianças pequenas. É mais comum em bebés e crianças pequenas porque o seu sistema de regulação do calor e suor corporal é ainda imaturo. Ocorre um bloqueio nas glândulas sudoríparas, e consequente inflamação, e aparecem variadas manchas vermelhas e esbranquiçadas em várias zonas do corpo. Estas erupções aparecem sobretudo na cara, pescoço, costas e peito. As manchas esbranquiçadas são mais características em bebés enquanto as manchas vermelhas ocorrem mais frequentemente em crianças pequenas. Os climas quentes e húmidos são os mais propícios ao seu aparecimento, ainda que não seja uma reação exclusiva do verão.

Em geral, não costuma causar desconforto, mas se a inflamação for muito pronunciada, pode ocorrer prurido (comichão). É uma lesão não infeciosa, pelo que não está relacionada com qualquer tipo de processo viral nas crianças. O bebé fica mais irritado e aborrecido, chora com mais frequência e mostra nervosismo e irritação.

 

Quais as causas da sudamina?

No caso dos bebés, ocorre por uma obstrução nos ductos das glândulas sudoríparas, devido à sua imaturidade. No caso das crianças pequenas, o calor e o suor são a principal causa. A sudamina também costuma aparecer quando os nossos pequenos estão doentes e com febres elevadas. Nos processos infeciosos com febre, quando o pico da febre diminui, há normalmente mais transpiração. Se mantivermos a roupa húmida em contacto com a pele delicada do bebé, favorecemos o aparecimento de sudamina.

 

Como tratar a sudamina?

Na grande maioria dos casos, e por ser um transtorno de pele benigno, a sudamina desaparece ao fim de alguns dias, sendo normalmente autolimitada. Não é necessário um tratamento específico, mas é recomendado manter os cuidados habituais e evitar o uso de produtos como o pó de talco ou cremes muito espessos que possam obstruir os poros. O ideal é utilizar óleos e cremes hidratantes mais suaves.

O mais importante é manter a pele do seu bebé seca e dar banho para aliviar a eventual comichão. Depois do banho, aplique sempre o hidratante. Se a comichão for muito significativa, poderá recorrer ao pediatra para este prescrever um anti-histamínico para aliviar este desconforto. Se suspeitar de infeção em qualquer uma das manchas, deve também consultar o seu pediatra para avaliar necessidade de tratamento antibiótico tópico.

 

Como podemos prevenir a sudamina?

É importante manter a pele do seu bebé seca e não o cobrir em excesso nem utilizar roupa justa. Opte por roupa larga e fresca e tecidos leves como o algodão ou o linho.

Nas épocas de calor, é conveniente dar um banho diário ao bebé e hidratar a pele diariamente com óleos ou cremes hidratantes pouco espessos. Deve evitar pó de talco ou creme muitos espessos, que podem entupir os poros. Não deve expor o bebé ao sol direto e, se possível, reduza a atividade física (gatinhar ou caminhar).

Dentro de casa é aconselhável manter uma temperatura amena evitando sempre o excesso de calor. Deve mudar a fralda assim que estiver molhada para que não acumule humidade nem calor.

 

Agora que sabe mais sobre a sudamina, não será apanhada de surpresa com a chegada do calor. Se o seu bebé tiver tendência a sofrer com isso, já tem novas ferramentas para poder controlá-lo melhor!