Regra #1 Lembre-se da higiene alimentar
O sistema imunitário do seu bebé é menos desenvolvido que o seu, o que o torna mais vulnerável a bactérias e intoxicação alimentar. É por isso que é importante que tenha cuidados adicionais quando prepara, cozinha ou guarda a comida do seu bebé. Não precisa de esterilizar completamente a sua cozinha, mas deve seguir alguns princípios básicos de higiene como lavar as mãos antes de preparar os alimentos e depois de tocar em carne crua.
Regra #2 Limpe muito bem as tigelas e utensílios
Certifique-se que os pratos, tigelas e colheres foram bem lavados em água quente com detergente e não os reutilize depois de uma refeição. É boa ideia ter sempre a jeito um par adicional de colheres limpas, para o caso da colher original acabar no chão. Se o seu bebé mostrar sinais de saciedade antes de ter acabado tudo o que tinha no prato ou na tigela, coloque-o de lado por um momento, a ver se ele retoma o interesse.
Regra #3 Lave as mãos
Lave bem as mãos antes de lavar ou descascar frutos e vegetais. Lave sempre as mãos depois de tocar em carne crua e use facas e tábuas de corte distintas. Para mais informação sobre comprar, cozinhar e aquecer com segurança, veja, As suas listas de verificação para uma alimentação segura.
Regra #4 Verifique antes de comprar
Leia sempre o rótulo para saber se o alimento é apropriado para a fase de desenvolvimento do seu bebé. Regra geral, quanto menos ingredientes melhor, por isso, perca um ou dois minutos a ver a lista dos ingredientes antes de comprar. Escolha frutos e vegetais frescos e de estação, sem mossas ou manchas. Quando comprar numa loja, veja o prazo de validade. Se estiver a utilizar frutos e vegetais processados, tente encontrar produtos sem adição de açúcar, sal ou amidos—a fruta enlatada, por exemplo, às vezes é embalada em caldas que não são adequadas para o seu bebé.
Regra #5 Escolha fontes de confiança
Comida para bebé comprada em lojas pode proporcionar uma boa nutrição. Muitas vezes é fortificada com nutrientes como o ferro, o que as torna numa opção altamente nutritiva. E a vantagem adicional é que os alimentos de marcas de confiança são preparados em fábricas com processos de higienização muito rigorosos, por isso sabe que eles são seguros para o seu bebé. Em muitos países, os fabricantes de produtos alimentares para bebés são obrigados por lei a cumprir normas de segurança rigorosas, que incluem limitar o uso de pesticidas no cultivo de frutos e vegetais. Os ingredientes são selecionados cuidadosamente, lavados, preparados naturalmente, e embalados de acordo com procedimentos criados especificamente para bebés. Ao contrário do que acontecia há uns anos atrás, existem formas novas e inteligentes de preparar e embalar alimentos para bebés, para que haja menos necessidade de utilizar conservantes. Estes incluem esterilizar os alimentos por calor num circuito fechado de cozinhar a vapor, para remover micro-organismos e é uma das formas de preparação dos alimentos.
Regra #6 Adapte os alimentos ao seu bebé
Se os alimentos que cozinha para toda a família forem preparados com uma textura adequada e sem açúcar ou sal adicionado, eles podem muitas vezes ser adequados para o seu bebé. Certifique-se que os alimentos que lhe dá não representam um risco de asfixia. Seja especialmente cautelosa com alimentos duros e de forma redonda, como frutos secos ou cenouras cruas; alimentos rijos ou fibrosos, como bife de vaca ou galinha; alimentos com pele ou cascas, incluindo fruta por descascar, sementes e pipocas; e alimentos redondos, como as uvas, cachorros quentes e salsichas. Alguns alimentos habituais à mesa da família são fáceis de adaptar, o que lhe poupa tempo por não ter de cozinhar dois pratos separados. Outras refeições ou receitas favoritas podem não ser adaptáveis com tanta facilidade. Nestes casos, pode descobrir que a versão para bebé desse alimento, comprada numa loja, é na verdade uma opção mais rica em nutrientes do que a que está a servir ao resto da família. Deixe a comida do seu bebé arrefecer primeiro e corte em pedaços de um tamanho adequado, se necessário.
Regra #7 Pontos a recordar
Lembre-se sempre que o seu objetivo é certificar-se que os alimentos que dá ao seu bebé sejam tão nutritivos quanto possível, e que sejam seguros para a fase de desenvolvimento alimentar em que ele está. Não há necessidade de adicionar açúcar ou sal. Ofereça água fresca e limpa a acompanhar todas as refeições. Nunca dê ao seu bebé produtos lácteos feitos de leite cru e não pasteurizado, porque podem conter bactérias que podem causar doenças sérias. Nunca dê ao seu bebé alimentos que já passaram do prazo de validade. Verifique sempre o estado da embalagem e evite alimentos de latas, ou frascos, lascadas, enferrujadas ou a verter, ou de bolsas de plástico inchadas e com fugas.