- Peça à família e amigos para a ajudarem, pelo menos, durante as primeiras duas semanas da sua recuperação.
- Se sabe que vai fazer uma cesariana, cozinhe e congele algumas refeições antes de ir para o hospital. As sopas são uma boa opção porque normalmente contêm uma porção de vegetais.
- Encha o frigorífico e a despensa para quando voltar do hospital. Peça à família ou amigos para ajudar, ou prepare uma encomenda online para quando chegar a casa. Todavia, vai precisar de alguém para arrumar os artigos.
- Vai ter de limpar a incisão da cesariana com cuidado e diariamente, mas o seu médico aconselhá-la-á sobre isso.
- Se a sua ferida estiver dorida, fale com o seu médico. Este irá verificar a ferida e poderá receitar ibuprofeno ou paracetamol.
- Pergunte ao seu médico se é melhor cobrir a cicatriz da cesariana ou deixá-la ao ar.
- Use roupa larga, confortável que não irrite a ferida, e roupa interior que suba além da ferida (em vez de roupa interior que fique a tocar na ferida).
- Coloque os artigos essenciais de todos os dias, seus e do bebé (alimentos, roupa, artigos de higiene, louça), ao seu alcance para que não necessite de se esticar ou de se dobrar.
- Consuma muita fruta e vegetais, e beba muita água para ajudar a reduzir a obstipação.
- Não poderá conduzir durante cerca de seis semanas. Assim, se precisar de se deslocar, peça boleias aos seus amigos e família. Quando puder voltar a conduzir novamente, fale com a sua agência seguradora.
- Considere utilizar uma almofada em forma de V ou de amamentação para tornar a amamentação do seu bebé mais confortável.
- Tente não fazer esforços árduos até à sua consulta pós-natal às seis semanas após a cesariana.
- Evite carregar qualquer coisa que seja mais pesada do que o seu bebé.
- Tente manter-se ativa, dado que isso ajuda a prevenir a obstipação e acelera o tempo de recuperação da cesariana.