Artigo
Adicionar este post aos favoritos

A importância de criar bons hábitos de sono cedo

Sabia que? Fazer o seu bebé ganhar bons hábitos de sono, agora, pode afetar como dorme enquanto cresce.

3min ler Dez 28, 2021

Sabia que? Fazer o seu bebé ganhar bons hábitos de sono, agora, pode afetar como dorme enquanto cresce.

O seu bebé precisa de dormir para crescer e se desenvolver saudavelmente. Estudos científicos demonstraram que bebés com uma rotina regular à hora de ir para a cama, e um horário para dormir consistente, têm mais probabilidades de desenvolver bons hábitos de sono, que perduram ao longo da infância. Na verdade, um estudo descobriu que estabelecer essa rotina enquanto a criança ainda é bebé pode fazer com que tenha melhores hábitos de sono aos cinco anos de idade.

O que são “bons hábitos de sono”?

  • deitar mais cedo
  • adormecer mais depressa e sem ajuda
  • tempo total de sono
  • acordar menos durante a noite

 

Para ajudar o seu bebé a aprender a adormecer sozinho em pequeno, coloque-o no berço quando estiver ensonado, mas ainda desperto. Começar a rotina de ir para a cama mais cedo vai dar ao seu bebé a hipótese de desenvolver bons hábitos de sono enquanto é pequeno. Ajudar o seu bebé a dormir melhor agora pode ajudar os dois a dormir melhor no futuro!

 

Dormir e o crescimento saudável


Os especialistas concordam que dormir adequadamente está ligado a um crescimento saudável. Atrás das pálpebras fechadas do seu bebé, o corpo dele está ocupado a desenvolver-se—física, mental e emocionalmente.

Num estudo recente, foram comparados os padrões de sono de dois grupos de bebés, até à idade de um ano. Os pais dos bebés de um grupo receberam instruções básicas sobre dormir e segurança no berço, mas não sobre técnicas de ‘parentalidade responsiva’. Os pais no segundo grupo foram ensinados técnicas de parentalidade responsiva relacionadas com o sono, incluindo:


• usar abordagens calmantes para sossegar bebés incomodados, mas sem fome, em vez de lhes darem de comer
• reconhecer se o incómodo se deve a fome ou cansaço
• seguir rotinas consistentes à hora de ir para a cama, que não acabam a dar de comer para adormecer
• fazer as horas de deitar mais cedo
• dar aos bebés algum tempo para se acalmarem sozinhos quando os deitam, ao fim do dia, e quando acordam durante a noite

O estudo revelou que os bebés dos pais que seguiam técnicas de parentalidade responsiva para adormecer eram mais predispostos a:

• deitarem-se mais cedo
• acalmarem-se sozinhos para dormir
• dormirem por períodos longos à noite

 “Este estudo revela o impacto positivo que as ações dos pais podem ter no sono dos seus bebés,” explica Anne Dattilo, PhD, RD, Diretora Associada de Ciência da Nutrição da Nestlé Infant Nutrition. “Quando os pais seguem técnicas de parentalidade responsiva, os bebés mostraram melhorias nos seus padrões de sono e na duração do seu sono noturno. Visto que outras pesquisas revelaram uma ligação entre a qualidade do sono de uma criança pequena e uma curva de crescimento saudável, podemos encorajar os pais a reconhecerem que as rotinas para dormir que eles estabelecerem para os seus bebés agora, podem ter efeitos duradouros na sua saúde.”

Surpreendentemente, estudos recentes demonstraram, também, que os bebés e crianças pequenas que não dormem o suficiente, com regularidade, têm maiores probabilidades de se tornarem crianças com dietas de menor qualidade quando crescem. Num estudo em particular, as crianças que dormiam adequadamente (ao longo da infância) comiam mais porções de cereais integrais e consumiam menos bebidas açucaradas. Com esta ligação estabelecida entre a falta de sono a longo prazo e a tendência para fazer uma alimentação menos saudável, tem ainda mais motivos para se assegurar de que o seu bebé dorme o suficiente numa base regular.