[✓] Deve... dar-lhe muitos estímulos e atividades ao longo do dia
Não importa se o bebé está a tentar alcançar o seu rosto, a contorcer-se quando lhe canta uma música, ou a sorrir quando ouve o som de um brinquedo — estímulos e movimento são sempre importantes na hora de brincar. E lembre-se que quanto mais atividade e estímulo o bebé tiver durante o dia, mais será capaz de dormir durante a noite.
[✗] Não deve... nunca deixar o bebé sem supervisão
Nunca deixe o seu bebé a brincar sozinho, nem por um instante. Mantenha-o sempre no seu campo de visão para ter a certeza que está em segurança.
[✓] Deve... dar-lhe muito espaço na hora de brincar
Não precisa de mandar o seu bebé para uma aula de ginástica, ou arranjar outro programa fora de casa, para garantir que ele faz toda a atividade diária que precisa. Tudo o que o seu bebé precisa é de um pouco de espaço para mover livremente os braços e pernas quando está deitado de costas. Basta isto (mais a hora da barriguinha) para o ajudar a desenvolver os músculos e aptidões motoras que vai precisar um dia para gatinhar e se sentar.
[✗] Não deve... usar cadeiras de bebé ou espreguiçadeiras por períodos longos
Se usar assentos com baloiço ou espreguiçadeiras, limite o tempo que o seu bebé passa neles. Para um desenvolvimento saudável, ele precisa de espaço para se contorcer, espernear e mexer a toda a volta.
[✓] Deve... providenciar o tummy time (hora da barriguinha) diariamente, para brincadeiras
Passar algum tempo sobre a barriguinha pode ajudar o seu bebé a desenvolver músculos fortes e as aptidões motoras que vai precisar para, eventualmente, se sentar direito, comer alimentos sólidos e gatinhar. Fazer a hora da barriguinha diariamente também pode ajudar a prevenir o achatamento da parte de trás da cabeça do bebé – uma condição associada a passar longos períodos deitado sobre as costas, durante os primeiros meses.
[✗] Não deve... colocar o bebé a dormir sobre a barriguinha
Por questões de segurança, os bebés devem dormir sempre de costas, para diminuir os riscos da Síndroma da Morte Súbita Infantil (SMSI).
[✓] Deve.... manter o bebé ao seu alcance
Além de vigiar constantemente o seu bebé, certifique-se que ele não é capaz de escorregar ou cair de superfícies altas, como o muda fraldas. Se precisar de ir buscar qualquer coisa, como uma fralda, e o bebé estiver numa superfície alta, leve-o consigo ao colo ou coloque-o no chão (mas sempre bem à vista).
[✗] Não deve.... deixar o bebé brincar perto de objetos perigosos
Podem ainda não ser capazes de gatinhar, mas os bebés têm uma capacidade única para encontrar tudo o que há de perigoso num quarto. Verifique cuidadosamente se não deixou nada que possa ser perigoso ao seu alcance.
[✓] Deve.... brincar várias vezes ao dia, todos os dias
Brincadeiras curtas e frequentes são a chave para uma hora de brincar feliz. Pode descobrir que ele só envolve na brincadeira por pouco tempo, mas não desista, nem pense que por esse dia já chega. O seu bebé pode estar novamente preparado para brincar um pouco depois de amamentar, dormir a sesta, descansar ou mudar de fralda.
[✗] Não deve... continuar a brincar quando o bebé está cansado ou com fome
A hora de brincar pode ser em qualquer altura do dia e dura o tempo que o bebé estiver interessado. Não reserve uma hora certa para brincar e depois fique à espera que o seu bebé se envolva e permaneça interessado sempre. Se ele começar a resmungar, pode ser por estar cansado ou com fome, por isso, deixe que seja o seu bebé a estabelecer o ritmo.
[✓] Deve... interagir para fazer o seu bebé mexer-se
O que é que o faz dar uma risadinha, um guinchinho deliciado ou agitar os braços com alegria? Seja brincar a fazer cucu ou cócegas ligeiras, faça qualquer coisa que ponha o seu bebé a mexer.
[✗] Não deve... preocupar-se com a figura que faz (faz tudo parte da brincadeira)
Pode não sair naturalmente ao princípio, mas fazer caretas ou cantar músicas tolas é uma parte fundamental da alegria de ser mãe ou pai. Estão os dois a divertir-se e a ajudá-lo a ter um desenvolvimento saudável também.
[✓] Deve... sair
Quando o tempo está bom, procure um sítio agradável à sombra no qual possa estender uma manta para o seu bebé, para que ele possa sentir o vento e ouvir os sons do exterior. Ele pode gostar de olhar à sua volta e descobrir tudo o que há de novo nesse ambiente tão diferente.
[✗] Não deve... deitar-se ao sol
Se sair num dia de sol, lembre-se de manter o seu bebé à sombra. A pele dos bebés é mais sensível do que a nossa. Um chapéu vai ajudar a proteger o rosto dele, mas não se esqueça que a radiação solar pode chegar ao seu bebé mesmo num dia enevoado. Se não tiver a certeza, peça conselhos ao seu fornecedor de cuidados profissional de saúde sobre como manter o seu bebé seguro ao sol.