Alguns pais acreditam que o tempo que um bebé passa a olhar um ecrã pode ser educativo, enquanto outros usam os seus dispositivos como se fossem amas eletrónicas. A verdade é que os cenários atuais, em que ambos os pais trabalham a tempo inteiro, incentivam o uso dos dispositivos eletrónicos de forma a facilitar o dia-a-dia. No entanto, a utilização destes meios impede os bebés de serem mais ativos e de brincar. Pode também estar a interferir com o sono do seu bebé. Sabe-se agora que os ecrãs podem também afetar o desenvolvimento da sua linguagem por diminuírem a interação bidirecional que estes necessitam.
Quais são as recomendações para brincar sem ecrãs?
Os departamentos de saúde dos EUA, Canadá e Austrália recomendam pouca ou nenhuma televisão, para crianças com menos de dois anos de idade. Surpreendentemente, os estudos sugerem que a maioria dos pais pode não estar consciente destas recomendações. Um estudo em particular, revela que:
- 90% dos pais permitia, erradamente, que as suas crianças de menos de dois anos de idade vissem televisão ou usassem outros dispositivos eletrónicos
- 40% dos bebés de três meses viam regularmente vídeos ou televisão
Brincadeiras simples e ativas são muito mais benéficas para o seu bebé do que olhar para um ecrã, e podem começar logo nos seus primeiros dias e semanas. Não precisa de brinquedos caros ou equipamento dispendioso para encorajar o seu bebé a ser mais ativo. Arranje tempo para períodos pequenos de brincadeira e interação com o seu bebé, todos os dias.