O período entre os quatro e os seis meses é uma altura muito especial para o seu bebé, na qual começa a reparar em muitas mudanças. Ele está a ficar mais sociável e a interagir mais com os que o rodeiam, o que é encantador para toda as pessoas envolvidas!
E, à medida que desenvolve mais força no pescoço e corpo, vai começar a conseguir sentar-se direito – talvez com uma pequena ajuda sua, ou de uma almofada ou cadeira de bebé. É uma maneira excelente de aprender a controlar a cabeça e o pescoço, o que vai ser essencial quando começar a comer alimentos sólidos. Também é capaz de começar a agarrar tudo ao seu alcance (cuidado com o seu cabelo e jóias!).
Pode contribuir para estes avanços com algumas brincadeiras divertidas. Atividades a dois também são uma forma muito melhor de interagir com o seu bebé do que a televisão ou outros dispositivos eletrónicos. Pode pensar que o tempo passado em frente a um ecrã não afeta um bebé tão pequeno, mas a verdade é que pode ter um efeito negativo no seu desenvolvimento. Por isso, porque não experimentar antes estas atividades e estes jogos para bebés?
1. Jogo: Espelho, espelho meu
O que precisa: Um espelho com tamanho suficiente para a refletir a si e ao bebé ao mesmo tempo
Como se joga: Faça o bebé dizer adeus ao bebé e à mamã no espelho. A seguir, ajude-o a "encontrar" o bebé e mamã, tocando nos reflexos no espelho. Fazer caretas é encorajado!
O que o seu bebé está a aprender: Apesar do seu bebé poder não se reconhecer no espelho, pode reagir aos rostos sorridentes e ficar fascinado com as imagens.
2. Jogo: Pequeno nadador
O que precisa: Uma superfície suave e segura.
Como se joga: Coloque o seu bebé sobre a barriguinha (numa superfície ou sobre a sua barriga ou braço) e encoraje-o a mexer os braços e pernas ao mesmo tempo, como se estivesse a nadar.
O que o seu bebé está a aprender: Aptidões motoras importantes que vai precisar quando começar a gatinhar.
3. Jogo: Cucu!
O que precisa: Só de si mesma!
Como se joga: Um jogo para bebés clássico. Basta esconder a sua cara com as mãos — e deixar o seu bebé fazer caras de espanto, espernear e rir com a excitação sempre que afasta as mãos e diz "cucu!"
O que o seu bebé está a aprender: O conceito de que as coisas que não vê continuam a existir!
4. Jogo: Cucu com tudo!
O que precisa: Alguns dos brinquedos favoritos do seu bebé, e uma manta.
Como se joga: Esconda um brinquedo debaixo da manta, e levante de repente a manta para o revelar com um grande "cucu!" Ao fim de algum tempo, deixe que seja o seu bebé a procurar e encontrar os brinquedos sozinho, um jogo divertido para bebés.
O que o seu bebé está a aprender: Tal como no jogo anterior, o seu bebé vai aprender que as coisas que não vê continuam a existir. Sentir e tocar a manta e os brinquedos vai também contribuir para o seu desenvolvimento sensorial.
5. Jogo: Alcançar e agarrar
O que precisa: Alguns objetos pequenos e seguros, como cubos, peluches de tamanho reduzido ou copos de plástico.
Como se joga: Apresente os objetos de maneira que o bebé tenha uma hipótese de os agarrar. Depois afaste-os, para que ele possa praticar arrastá-los na sua direção. Não se esqueça de encorajar o seu bebé o tempo todo.
O que o seu bebé está a aprender: Estes tipos jogos para bebés ajuda a desenvolver a habilidade de mãos e dedos que ele vai precisar para se alimentar sozinho um dia.