- A primeira coisa que nos vem à cabeça quando ouvimos o nosso bebé a chorar é que este tem fome. Aprender a reconhecer os sinais irá ajudá-la a antever o choro e alimentar o bebé antes. Alguns sinais a ter em conta em recém-nascidos com fome incluem agitação e levarem as mãos à boca. O choro costuma ser o último sinal.
- Verifique se o bebé está cansado — procure indícios como o bebé estar a chuchar nos dedos ou ter as pestanas a tremelicar.
- Verifique se precisa de mudar a fralda.
- Sinta se o bebé está demasiado quente ou frio.
- Veja se o bebé quer um abraço — por vezes, ele só quer algum mimo.
- Pondere se poderá estar obstipado ou ter cólicas ou refluxo. Se julgar que pode ser um destes casos, leia a nossa lista sobre como ajudar o bebé com problemas de barriga.
- Verifique os seus dedinhos das mãos e dos pés. Em ocasiões raras, pequenos cabelos podem cortar a circulação e irritar o bebé.
- Experimente usar movimento para acalmar o bebé. Embale-o nos seus braços, use o marsúpio, o carro ou o carrinho de bebé.
- Tente fazer o bebé arrotar com diversas técnicas diferentes. Nem tudo resulta sempre.
- Experimente massajar o bebé para acalmar a barriguinha agitada. Leia a nossa lista para saber como fazer uma massagem ao bebé.
- Pode parecer estranho, mas experimente o som do aspirador ou do secador de cabelo. Também já existe uma série de apps de ruído branco.
- Dê um banho quente ao bebé para o relaxar.
- Tente confiar nos seus instintos. Se o choro do bebé lhe causar preocupação, fale com o seu médico.