Como interpretar a linguagem gestual do bebé
Artigo
Mar 3, 2021
2minutos
Desde o momento em que nasce, o seu bebé tem muito a dizer. Quer esteja a esfregar os olhos por estar cansado ou a esticar os braços para cima por querer colo, o bebé tem formas de lhe dizer o que está a sentir. Aqui ficam alguns sinais da linguagem gestual do bebé a ter em atenção.
- Pondere se o bebé está cansado. Veja se ocorre uma lenta intensificação do choro que se assemelhe a resmunguice e se o bebé esfrega os olhos.
- Procure perceber se tem dores. Isso é frequentemente assinalado por um grito agudo, seguido de uma respiração profunda e outro grito.
- Descubra se são cólicas. Veja se ocorrem gritos regulares ao fim da tarde ou à noite, durando até algumas horas. O seu rosto pode ficar corado ou comprimido e o bebé pode cerrar os punhos, puxar os joelhos à barriga ou arquear as costas.
- Será que o seu bebé está zangado? Veja se ocorre choro ruidoso ao mesmo tempo que o rosto fica vermelho.
- Lembre-se de que o bebé pode sentir-se ignorado. Gritar e berrar podem ser pistas.
- Veja se ocorrem sinais de medo. O bebé pode ficar subitamente imóvel.
- Questione-se se ele tem fome. Pode estar a procurar a mama ou a mexerucar ou chuchar nos dedos, nos seus ombros ou até no seu nariz ou queixo.
- Lembre-se de que o bebé está a aprender a falar. Palrar com regularidade provavelmente só significa que quer conversar.
- Veja se ele quer alguma coisa. Assim que aprender a apontar, pode tornar-se bom a dar indicações.
- Veja se apenas quer colo. Depressa começará a levantar os braços para lhe mostrar isso mesmo.
- Veja se ele quer brincar. Esconder o rosto por detrás das mãos pode ser um momento oportuno para brincar ao esconde-esconde.
- Esteja atento a sinais de que o seu bebé está contente — uma carinha angélica a sorrir-lhe.