Gravidez ectópica: o que é, sintomas e como diagnosticar
Gravidez ectópica é uma condição de risco para mulher: saiba como diagnosticar
Gravidez ectópica: o que é, sintomas e como diagnosticar
Gravidez ectópica ou gravidez “fora do útero” é uma condição de risco para a mulher
Já ouviu falar de gravidez ectópica? "Ectópico" refere-se a algo que está fora do lugar, numa posição anormal. Na área da ginecologia, este termo é utilizado para descrever o desenvolvimento de um embrião fora do útero.
A gravidez ectópica é uma condição de risco para as mulheres, podendo resultar em complicações como hemorragia interna. No texto seguinte, Nestlé Baby&Me aborda mais sobre a gravidez ectópica, os seus riscos e os cuidados necessários após o diagnóstico.
Gravidez ectópica: o que é?
A gravidez ectópica ocorre quando o embrião, resultante da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, começa a desenvolver-se fora da cavidade uterina (onde deveria fixar-se).
Numa gestação normal, após o óvulo ser fertilizado pelos espermatozoides, a fecundação ocorre dentro da trompa de Falópio. O óvulo fecundado torna-se um embrião e, através da trompa, fixa-se na cavidade uterina para se desenvolver.
No entanto, na gravidez ectópica, isso não acontece devido a alguma interferência neste processo, como problemas na trompa, por exemplo. O embrião aloja-se num local fora do útero. É de notar que isto não é muito comum e afeta apenas 2% das gestações.
Principais sintomas e diagnóstico da gravidez ectópica
Os sintomas iniciais são semelhantes aos de uma gestação normal: atraso menstrual, sensibilidade nas mamas, náuseas, entre outros. O nível do hormônio beta-HCG (hormona da gravidez) também aumenta. No entanto, também se destaca a dor e o sangramento vaginal como principais sintomas da gravidez ectópica.
Dado que os sintomas podem ser confundidos com uma gravidez normal, o melhor método de diagnóstico da gravidez ectópica é através de exames como a ecografia transvaginal.
Por meio das imagens, o médico poderá observar que o embrião não se encontra no útero e, então, solicitará a realização de novos exames. Se, após um determinado período, o feto não aparecer nas novas imagens, o especialista começará a procurar em outros locais além do útero ou exigirá outros exames complementares de imagem.
Na gravidez ectópica a barriga cresce normalmente?
Na gravidez ectópica a barriga não cresce. Esta condição ocorre quando o embrião se fixa e se desenvolve fora do útero, geralmente nas trompas de Falópio, ovário, colo do útero ou cavidade abdominal. Como os tecidos fora do útero não conseguem fornecer o suporte necessário, o feto não sobrevive e o crescimento é anômalo ou interrompido. Portanto, ao contrário de uma gravidez normal, a barriga não apresenta o crescimento típico.
Atenção especial
Alguns casos requerem atenção especial, pois estão mais vulneráveis a fatores de risco. Estes casos incluem pacientes que:
Apresentam ou já apresentaram algum quadro de Infeção Sexualmente Transmissível (IST);
Possuem histórico de endometriose;
Têm histórico de gravidez ectópica.
Saiba mais sobre cuidados durante a gestação
Em Nestlé Baby&Me, encontra uma série de conteúdos voltados para os cuidados necessários durante a gestação. Especialistas da área da saúde fornecem dicas e orientações sobre alimentação, hábitos saudáveis durante a gravidez, além de informações sobre o acompanhamento médico e as características de cada etapa da gestação.
Aceda já!