0-4 meses
Artigo
Adicionar este post aos favoritos

Como ajudar o meu bebé a dormir bem

Quando é que o meu bebé vai ser capaz de dormir a noite toda? É normal que o bebé se mexa muito durante o sono? Ele confunde o dia e a noite? O que fazer para ajudar o bebé a dormir bem? Quando o bebé finalmente adormece, só dorme 3 a 4 horas seguidas, e eu fico sem descansar. O que posso fazer para ajudar o bebé a dormir bem?

9min ler Maio 19, 2016

O sono do bebé

Antes dos bebés conseguirem dormir como os adultos, tem de ocorrer a maturação do cérebro dos bebés para que consigam desenvolver ciclos cada vez mais complexos e, sobretudo, para que adquiram um ritmo de dia-noite ao qual os adultos estão tão acostumados. Além disso, há que ter em conta que para o bebé, todos os ruídos, cheiros e sensações, são novidades, muito diferentes do que estava habituado a viver na barriga da mãe. Alguns bebés levam mais tempo do que outros a habituarem-se a todas as novidades. Então como é que posso ajudar o bebé? Oferecendo referências e orientação (os bebés adoram rotinas diárias!). E, claro, muito amor e carinho.

 

Dormir bem para crescer saudável

Nos primeiros meses os bebés dormem muito: quase não fazem outra coisa senão dormir! O sono permite que o bebé recupere dos momentos em que está acordado, bem como é durante o sono que o bebé cresce e desenvolve-se. É pois de salientar que quando um bebé dorme, a hipófise (uma glândula na base do cérebro) segrega a hormona do crescimento.

O sono do bebé, um pouco à semelhança dos adultos, organiza-se em duas fases que se alternam entre si. A primeira fase é o sono NREM (Non Rapid Eye Movement). Durante este período de sono tranquilo, que corresponde a aproximadamente 20 minutos, o bebé dorme pacificamente, os olhos praticamente não mexem, e é a fase em que a produção da hormona de crescimento atinge o seu máximo. Depois segue-se a segunda fase de sono REM (Rapid Eye Movement). Durante esta fase os bebés estão um pouco mais agitados e irrequietos e o sono é mais ligeiro, pelo que desperta com mais frequência. É uma fase essencial à maturação do cérebro do bebé. Entre estas fases claramente diferenciadas, existem outras fases intermédias do sono que são menos diferenciadas. No caso do bebé, o sono começa quase sempre por um período de sono agitado.

Um recém-nascido dorme, em média cerca de 16 horas diárias (entre 14 e 20 horas por dia). A quantidade de horas de sono irá reduzir gradualmente ao longo dos primeiros anos de vida, de cerca de 15 horas por volta dos seis meses, para cerca de 13 horas aos quatro anos de idade. O sono durante o dia também vai reduzindo, de 3 a 4 horas de sestas durante o dia aos seis meses, para 2 horas aos 12 meses e para cerca de 1 hora aos 18 meses.

Dormir a noite toda é uma preocupação frequente dos pais… Mas cada bebé é diferente! Alguns bebés começam a dormir a noite inteira desde as primeiras semanas, mas a maior parte dos bebés precisam de vários meses para conseguir abandonar o relógio biológico, regulado em períodos de 3 a 4 horas, para adquirir o ritmo das 24 horas.

Pouco e pouco, o bebé vai começando a sincronizar-se com os ritmos externos: os ciclos noite-dia, a regularidade das refeições, e os momentos de brincar e de interagir com a família. Tudo isto vai ajudar o bebé a adaptar-se e a gradualmente deixar de despertar e a acordar a meio da noite!

 

Truques para ajudar o bebé a ter um sono profundo

Dentro da barriga da mãe o bebé não podia distinguir entre o dia e a noite. Durante as primeiras semanas de vida, também não é capaz de fazer esta distinção. A boa notícia é que os pais podem ajudá-lo a adaptar-se com os truques simples que lhe deixamos de seguida:

  • Ofereça referências ao bebé! Quando for noite, assegure-se que a casa está tranquila e silenciosa e que as persianas ou cortinas estão completamente fechadas para que o bebé esteja num ambiente escuro. Pelo contrário, pelas sestas durante o dia pode deixar um pouco de luz. Não hesite em tratar da sua vida enquanto o bebé dorme a sesta, um pouco de barulho não o vai perturbar.
  • Estabeleça uma rotina antes da hora de deitar de forma a que o seu bebé perceba que está na hora de dormirPor exemplo, à noite, mudar a fralda, vestir o pijama, cantar uma música de embalar e dar miminhos ao bebé podem fazer parte desta rotina. Quando o seu pequenino for um pouco mais crescido, também poderá ler uma história com ele. Procure que a rotina da sesta seja diferente da rotina da noite, de modo a não confundir o bebé. Por exemplo, à tarde, uma história infantil ou uma música de embalar, um beijinho e…. Cama!
  • Ajude o bebé a ter horários fixos. Depois das primeiras semanas, o bebé mama ao seu próprio ritmo, isto é, quando quer. Depois comece a fazer as refeições a horas fixas.
  • Procure também que o quarto do bebé não esteja demasiado frio nem demasiado quente. A temperatura ideal é entre 18 ° C e 20 °C.
  • O seu bebé não é capaz de adormecer sem o brinquedo favorito ou sem a chucha ou sem chuchar no dedo? Não deve tirar estas pequenas coisas ao bebé: acalmam-no e ajudam-no a adormecer. Ele mesmo decidirá o momento que vai deixar de precisar deles. Por agora, são uma preciosa ajuda para assegurar um sono tranquilo!

 

Bem deitado e segurança garantida

Escolha um berço que cumpra com as normas de segurança da União Europeia e um colchão firme, com as dimensões adequadas, de modo a prevenir que o bebé fique entalado entre o colchão e o berço ou entre as barras deste último.

No berço evite ter acessórios desnecessários (almofadas, lençóis, cobertores, etc.): um body pijama ou um saco de dormir é suficiente para evitar que o bebé tenha frio. O mesmo se aplica a brinquedos: o peluche favorito não tem mal, mas a coleção toda de brinquedos é desnecessária!

Para diminuir o risco de morte súbita, os pediatras recomendam também que o bebé durma de barriga para cima e que o quarto não esteja muito quente (18 - 20°C é suficiente para manter o bebé quente). Procure ventilar o quarto regularmente e mantenha-o livre de fumos!

 

Os bebés sonham?

Ao contrário do que possa pensar, os movimentos e caretas que o seu bebé faz enquanto dorme não significam que esteja a sonhar! De acordo com alguns pediatras, não se podem falar verdadeiramente de “sonhos” até por volta dos três anos de idade, quando já têm idade suficiente para contar os seus sonhos.

 

Como ajudar o bebé a dormir

  • Encontre uma rotina de sono do bebé, tanto para o dia como para a noite. Luzes intensas e atividade durante o dia e luzes baixas e banhos à noite. O bebé deve saber o que esperar com o passar do tempo.
  • Pondere incorporar uma rotina de hora de deitar por volta dos três mese, se ainda não o tiver feito atempadamente.
  • Mantenha a rotina de sono do bebé tanto quanto possível. Por exemplo, sessão de alimentação, banho, história e cama, todas as noites pela mesma ordem. Para mais ideias, leia as nossas dicas para uma rotina de sono do bebé saudável.
  • Reserve as brincadeiras divertidas e barulhentas para durante o dia.
  • Tente não estimular demasiado o bebé à noite. Use um tom de voz suave e estabeleça menos contacto visual durante a hora de dormir à noite. Mesmo que o bebé acorde para brincar.
  • Tente não andar em bicos de pés quando o bebé dorme. Embora seja útil diferenciar entre o dia e a noite, uma casa completamente em silêncio pode levar a um sono leve quando o bebé dorme noutro local. 
  • Tente acostumar o bebé a dormir em qualquer sítio logo de início. Ele vai precisar de dormir a sesta durante alguns anos, por isso é melhor que se habitue a diferentes situações.
  • Compre uma manta fresca e respirável para quando o bebé dormir no carrinho de bebé.
  • Experimente ruído branco. Diz-se que este recorda o bebé do útero e o ajuda a relaxar. Procure apps ou vá ao YouTube.
  • Tenha cuidado com algumas ajudas ao sono. Embora embalar o bebé possa funcionar de início, este pode continuar à espera que o faça quando for muito mais pesado.
  • Experimente ir desabituando-o gradualmente do colo/embalar antes que estabeleça uma associação com a hora de dormir. Passe do embalar para umas palmadinhas ritmadas e "shhh". Quando isto funcionar, vá diminuindo o número de palmadinhas e "shhhs" de cada vez que puser o bebé a dormir. Com esta abordagem gradual, acabará por ser capaz de pôr o bebé a dormir e afastar-se. É uma oportunidade para o bebé aprender a acalmar-se a si próprio.
  • Aprenda a reconhecer os sinais de sonolência no bebé. Se ele bocejar, se esticar ou esfregar os olhos e as orelhas está provavelmente na hora de tentar pô-lo a dormir.
  • Experimente estores opacos para as horas de dormir durante a noite.
  • Compreenda que todos os bebés são diferentes. O que funciona com um poderá não funcionar com outros.
  • Fale com alguém se as coisas se tornarem demasiado difíceis. Lembre-se de que não pode fazer tudo.
  • Fale com um médico se tiver problemas de privação de sono.
  • Experimente dividir as sessões de alimentação com o seu companheiro ou peça a um amigo ou familiar para ajudar, para que não esteja sempre a levantar-se durante a noite.
  • Pondere optar por uma enfermeira noturna ou ama se precisar de descansar e não tiver outro apoio.
  • Lembre-se de que o seu bebé irá acabar por dormir a noite toda — há luz ao fundo do túnel.

 

10 dicas para uma rotina de sono do bebé saudável

As rotinas de sono do bebé podem variar substancialmente, dando muitas noites em branco aos pobres pais. Aqui ficam algumas dicas de rotina de hora de deitar para ajudar o seu bebé a dormir durante a noite.

 

  • Tente interpretar e responder aos sinais de que o seu bebé está cansado, como bocejar, esfregar os olhos, dobrar a orelha, chorar e choramingar.
  • Mostre ao seu bebé a diferença entre o dia (atividade, luz, ruído, excitação) e a noite (calma, escuridão, sossego), para que ele consiga reconhecer os sinais da hora de deitar.
  • Reserve uma meia-hora calma e tranquila antes de começar a rotina de sono do bebé e inclua uma sessão de alimentação, se possível — bebés com fome não dormem bem.
  • Experimente dar ao bebé um banho quente, seguido de uma massagem suave.
  • Vista-lhe as roupas de dormir e mude a fralda.
  • Leia uma história para adormecer e considere cantar uma canção de embalar.
  • Deseje boa-noite a toda a gente (incluindo ao ursinho de peluche) e dê-lhes um beijo de boa-noite.
  • Diga a mesma frase de boa-noite sempre que deita o bebé para que ele a reconheça como sinal de hora de dormir.
  • Deite o bebé quando notar que ele está a ficar sonolento e não quando já estiver a dormir. 
  • Lembre-se de que o segredo para uma boa rotina é consistência, não perfeição.

Registe-se

MVP Logo

Entre no nosso clube e receba brindes, ofertas exclusivas e conteúdos personalizados

  • AMOSTRAS E DESCONTOS

  • Ícone Brinde

    BRINDE DE BOAS-VINDAS

  • Ícone das receitas

    FERRAMENTAS ÚTEIS

  • Ícone e-mail

    INFORMAÇÃO PERSONALIZADA